A Yamaha Náutica acaba de lançar no Brasil a marca Torqeedo, voltada aos motores de popa elétricos. Leves, silenciosos e fáceis de operar, os novos motores unem sustentabilidade com zero emissão.
Com 1.600 W de potência, o modelo Travel XP, por exemplo, é ideal para embarcações de até 2 toneladas, inclusive em águas costeiras ou condições mais exigentes. O modelo Travel, com 1.100 W de potência e apenas 20 kg no conjunto motor e bateria, move embarcações de até 1,5 tonelada com praticidade e autonomia para o dia a dia.
Ambos os modelos trazem bateria de lítio de alta capacidade, recarregável em tomadas convencionais (sistema 12V/24V), e design que dispensa cabos e permite montagem e uso instantâneos.
A conectividade permite via Bluetooth e Wi-Fi, os motores se integram ao app TorqView, que oferece mapas, registro de viagens, estatísticas e códigos de falha. O sistema de gerenciamento de bateria otimiza o desempenho e prolonga a vida útil, enquanto o visor colorido exibe velocidade, carga e autonomia.
Em março de 2025, por exemplo, o Electric News escreveu sobre a chegada do Torqeedo com o nome Yamaha na Europa. A marca alemã foi fundada em 2005 e se consolidou como referência na mobilidade elétrica aquática. Além dos motores de popa, a empresa também desenvolve sistemas híbridos e baterias de alta capacidade para embarcações.
Já a aquisição da fabricante de motores elétricos pela Yamaha ocorreu em 2024. A japonesa fez a aquisição de olho na transição energética do setor náutico.





