Navio movido a amônia chega a COP30

Green Pioneer é embarcação movida a amônia da mineradora australiana Fortescue

O Green Pioneer, embarcação movida a amônia da mineradora australiana Fortescue, chegou a Belém (PA) para reforçar a importância do transporte marítimo de emissão zero. Durante a COP30, o Green Pioneer será apresentado como exemplo de que as tecnologias necessárias para descarbonizar o setor estão disponíveis e são viáveis.

Com 75 metros de comprimento, o navio já percorreu três continentes em 2025, com escalas em Londres, Roterdã, Mônaco, Boston e Nova York. Durante a jornada, o Green Pioneer tornou-se o primeiro navio do mundo a navegar com amônia. Segundo Andrew Hoare, diretor global de Sistemas Marítimos e Navegação Verde da Fortescue, o navio mostra uma solução prática.

A amônia verde é apontada como uma das principais alternativas para reduzir as emissões do setor marítimo, responsável por cerca de 3% das emissões globais de CO₂.

Embarcações Limpas Atracam em Belém

No Brasil, a presença do navio reforça o papel do país na cadeia global de hidrogênio e amônia verdes, especialmente no Nordeste, onde a Fortescue desenvolve o Projeto Pecém no Ceará, com acesso a recursos renováveis e infraestrutura portuária estratégica. “O Brasil está em uma posição única para fornecer os combustíveis do futuro – e o Green Pioneer demonstra como utilizá-los com segurança, eficiência e em larga escala”, afirmou Andrew Hoare.

Outra iniciativa do segmento náutico em destaque na COP30 é fruto da colaboração entre o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e a GWM Hydrogen powered by FTXT.

A tecnologia é baseada em células a combustível de hidrogênio, que geram eletricidade a partir de uma reação eletroquímica, produzindo apenas água como subproduto. Essa abordagem combina desempenho e eficiência energética, demonstrando o potencial do hidrogênio como alternativa limpa para o setor náutico.

Durante o evento, a embarcação proporcionará uma experiência imersiva aos visitantes, com todos os sistemas a bordo, desde iluminação e climatização até cozinha e entretenimento, alimentados exclusivamente por hidrogênio, garantindo zero emissões de carbono.

Sobre a COP30

Com mais de 190 países e 50 mil pessoas, entre líderes mundiais, cientistas, empresários e representantes da sociedade, a COP30 ocorre de 10 a 21 de novembro.

 

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp