Carro 100% elétrico no museu? Descubra o motivo

Carro 100% elétrico no museu? Descubra o motivo

Quando acabar a luz, o maluco sou eu! Não, não é bem assim, afinal, se já existe carro 100% elétrico no museu, é sinal de que a eletricidade é coisa do passado e do futuro.

Porém, acredite você ou não, vale lembrar que os primeiros carros eram movidos a energia elétrica. Isso mesmo, usavam baterias pesadas e geravam uma potência baixinha.

Ou seja, esses detalhes, somados aos custos, diante do preço do combustível, da época, acabaram tirando a ideia do elétrico individual da pauta.

Carros elétricos são raras peças de museu

Porém, se antes de 1900, a bola da vez era dos elétricos, hoje, mais de cem anos depois, quem manda são eles novamente. A sorte deles é que pegaram uma geração mais preocupada com o ambiente e com a existência de novas fontes.

Ou seja, são as seguintes: Biometano, hidrogênio, etanol, entre outros que estão em desenvolvimento.

Campos do Jordão guarda um Gurgel 100% Elétrico

Portanto, cravado na beleza natural da cidade turística está um museu de automóveis. Logo, denominando de CARDE, Carro, Arte, Design e Educação, o museu traz uma forma única de contar os fatos históricos por meio de automóveis.

Cada ambiente foi montado a partir de um detalhado estudo histórico para somar referências de época. Há obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.

Sala Gurgel é um dos destaques de Campos de Jordão (SP)
Sala Gurgel é um dos destaques de Campos de Jordão (SP)

A partir de uma visão inédita, no térreo, há nove salas temáticas, entre elas, a de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, incluindo João do Amaral Gurgel e seus carros revolucionários para a época.

Itaipu E400 tinha autonomia de 100 km

Entre eles, o Itaipu E400, 100% elétrico, que começou a ser produzido em 1981. As primeiras unidades foram entregues às estatais, como Telebras, Telerj, Telesp, Cesp, Banespa, entre outros.

O motor elétrico, nacional, era das Indústrias Villares, a mesma da dos elevadores e escadas rolantes. Gerava 10 kW de potência (13,5 cv) para um veículo que pesava 1,4 tonelada. Já a carga útil era de 400 quilos. Um PTB máximo de quase duas toneladas.

Chassi de treliças suportava pesadas baterias

Com uma velocidade média de 60 km/h, o chassi era de treliças, revestidas com plástico reforçado com fibra de vidro. Projeto resistente para suportar duas gigantes baterias de chumbo-ácido, iguais às usadas por empilhadeiras.

Ambas parrudas e com 40V cada, exigiam 8 horas para chegar a carga completa. Consumo médio de 36 kWh/100km e autonomia de 80 km.

Outro senão que atravancou o crescimento dos elétricos de Gurgel foram os ciclos das baterias de chumbo. Ou seja, apenas 800 vezes. Tornando o projeto inviável.

Enfim, em 1983, chegou o E500, 120 km de autonomia e 500 quilos de carga. Porém, foi quando o negócio começou a decolar, que surgiu a linha final. Recessão e valores inviáveis diante de um simples automóvel a combustão.

Para ver o Itaipu E-400, visite o Museu CARDE

Fechado: terças e quartas-feiras

Ingressos: R$ 160,00 (entrada inteira) e R$ 80,00 (meia entrada)

Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista,

Campos do Jordão – SP, CEP: 12.472-610

Site: www.carde.org

E-mail: [email protected]

Instagram: @carde.museu

Telefone: (12) 3512-3547

Tesla Cybertruck está em exposição em São Roque

Outro museu, o Complexo Dream Car de São Roque, está exibindo um Tesla Cybertruck. O modelo exposto foi fabricado em 2024 e adquirido zero-quilômetro por um importador independente.

Avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão no Brasil, o Tesla tem três motores elétricos que, juntos, geram 857 cv e 103,6 kgfm, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos.

Com capacidade para 5 pessoas, o Tesla tem tração 4×4 e modo off-road, que eleva a altura em relação ao solo de 20,1 cm para 40,6 cm, facilitando a transposição de obstáculos.

Nome de caminhão e tamanho de picape

O Cybertruck foi lançado mundialmente em novembro de 2019. À primeira vista, chama a atenção dos visitantes o seu visual futurista, composto por linhas retas e faróis LED Matrix de longo alcance.

A carroceria é feita em aço de alta resistência, mesmo material utilizado na nave espacial SpaceX, e os vidros são blindados.

O porte é imponente, equivalente ao de uma picape grande: são 5,68 m de comprimento (apenas 22 cm a menos que a Ford F-150), 3,44 m de entre-eixos, 2,20 m de largura (medida que, com espelhos abertos, totaliza 2,41 m) e 1,79 m de altura. A capacidade de carga é de 1.587 kg, enquanto a de reboque é de 4.990 kg. O peso total do veículo é de 3.100 kg.

Cybertruck no Complexo Dream Car
Cybertruck no Complexo Dream Car em São Roque, em São Paulo

Modelo da Tesla tem autonomia de mais de 500 km

Ou seja, muito desse total refere-se às baterias (123 kWh), responsáveis por uma autonomia de 515 km. O eixo traseiro esterçante facilita bastante a vida do motorista: apesar do seu tamanho, o Cybertruck manobra como um carro de passeio.

Para ver o Tesla Cybertruck, visite Complexo Dream Car de São Roque

Fechado: segundas-feiras

Ingressos: R$ 39,90 (promocional durante a semana); R$ 88,99 (inteira final de semana) e R$ 42,99 (meia entrada final de semana)

Endereço: Estrada do Vinho, 7.901, bairro Canguera, São Roque, SP

Site: dreamcarmuseu.com.br

E-mail: [email protected]

Instagram: @dreamcarsaoroque

Telefone/WhatsApp: (11) 3090-9147

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