A Nissan vai exibir no Japan Mobility Show 2025, em Tóquio, um protótipo equipado com um sistema de geração de energia solar a bordo. A marca instalou o sistema “Ao-Solar Extender” no modelo Sakura. O painel solar reduz a dependência da rede elétrica e torna mais prático o uso de um carro elétrico, ao simplificar o processo de recarga.
O sistema Ao-Solar Extender montado no teto do veículo, por exemplo, pode carregar as baterias tanto durante a condução quanto quando o carro estiver estacionado. Fixo no teto, ele pode capturar energia solar mesmo quando o veículo está em movimento. Quando parado, um painel adicional estende-se, aumentando a área de superfície do painel solar e o potencial de geração de energia para aproximadamente 500 Watts.
O painel expandido, por exemplo, também cria sombra e ajuda a bloquear a entrada de luz solar pelo para-brisa, reduzindo a temperatura da cabine e diminuindo a necessidade de consumo de energia do ar-condicionado.
Funcionamento em diferentes condições
ENSOLARADO: 500W com o painel estendido
VENTO: 300W com o painel fechado
CHUVA: 80W com o painel fechado
NOITE: 0W com o painel fechado
Outros veículos que utilizam o Sol
Recentemente, o Electric News escreveu sobre uma disputa de protótipos solares que acontece na Austrália. Na ocasião, o carro vencedor rodou por mais de 3 mil quilômetros. Outra engenharia no mesmo sentido é uma moto solar, lançada na Califórnia. Portanto, apesar de distante das ruas, propostas exitem e estão chegando ao mundo real. Logo, é esperar.






