Minimoto solar promete autonomia quase infinita, afinal, ela usa placas solares nas laterais para recarregar uma bateria que alimenta o motor elétrico.
Com isso, a solução passa a ser mais uma aposta da indústria na busca de um veículo 100% sustentáveis no segmento da mobilidade elétrica.
Minimoto solar promete autonomia quase infinita
Portanto, a minimoto elaborada pela Lightfoot, desenvolvida pela empresa Rolling Sunshine, em San Francisco, e fabricada em Taiwan, consegue arrancar olhares curiosos.
Não para menos, com design incomum e uma proposta focada na funcionalidade, o veículo se destaca por oferecer uma autonomia quase infinita.
Formato triangular chama a atenção
Logo, ao contrário das motos convencionais, a Lightfoot aposta em um visual minimalista e geométrico, com estrutura baixa e um perfil frontal triangular.
O projeto escolheu este formato para aproveitar melhor os painéis solares laterais de 120 W, garantindo maior eficiência na captação de energia.
As rodas são de 10 polegadas. Elas se movem com a força de dois elétricos de 750 W cada, garantindo uma tração integral para melhorar o desempenho urbano.
Energia solar para uma autonomia surpreendente
O grande diferencial da Lightfoot está no seu sistema de recarga solar. Com uma bateria interna de 1,1 kWh, ela pode ser carregada de três formas: Luz solar, frenagem regenerativa ou na tomada.
Segundo dados da Rolling Sunshine, em condições ideais de sol, a moto pode rodar até 28 km por dia apenas com energia solar, reduzindo a necessidade de recarga elétrica. Quando o clima não colabora, a autonomia com bateria chega a 60 km.
Mobilidade ágil e sustentável
Pesando apenas 62 kg e com velocidade máxima de 30 km/h, a Lightfoot é classificada como um ciclomotor, tornando-se uma alternativa acessível para quem busca um meio de transporte econômico e ecológico.
Outro destaque é o compartimento de carga de 45 litros, localizado sob os painéis solares basculantes. O espaço comporta uma mala de mão ou dois capacetes, oferecendo mais praticidade para o dia a dia.
Preço e disponibilidade
A Lightfoot chega ao mercado por US$ 5.000 na versão Original, enquanto a edição especial Le Mans, com rodas laranja, oferece um toque mais estilizado.
Apesar de ainda não haver previsão de lançamento em outros países, o conceito inovador e sustentável da Lightfoot pode chamar a atenção de mercados que buscam soluções de micromobilidade urbana com menor impacto ambiental.
