Com alta de 450%, mercado de ônibus elétricos acelera

O mercado brasileiro de ônibus elétricos iniciou 2026 em ritmo de crescimento. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) registrou 311 emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil entre janeiro e maio, alta de 14,3% em relação ao mesmo período de 2025, quando o mercado somou 272 unidades. O avanço foi ainda mais expressivo em maio. O mercado registrou 132 emplacamentos no mês, contra 24 no mesmo período do ano passado, crescimento de 450%.

Os números reforçam a percepção de que a eletromobilidade começa a superar a fase de projetos-piloto e avança para uma etapa marcada por escala operacional, ampliação da produção nacional, financiamento público e adoção crescente por grandes cidades brasileiras.

Nos cinco primeiros meses do ano, oito fabricantes ofereceram 20 modelos de ônibus elétricos ao mercado nacional. Desse total, seis montadoras produzem veículos no Brasil. Fabricantes instaladas no Brasil produziram 308 dos 311 ônibus elétricos emplacados entre janeiro e maio, o equivalente a 99% do mercado.

Eletra lidera mercado brasileiro

Nesse cenário, a Eletra liderou os emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil entre janeiro e maio de 2026.

Segundo os dados da ABVE, a fabricante registrou 148 unidades emplacadas no período, o equivalente a 48% do mercado nacional. A BYD aparece na segunda posição, com 95 ônibus e participação de 31%, seguida pela Mercedes-Benz, com 47 unidades e fatia de 15,2%.

A liderança da Eletra também se reflete na frota em operação. A empresa já entregou 743 ônibus elétricos a bateria e 302 trólebus no país, totalizando 1.045 veículos eletrificados. Somente na cidade de São Paulo são 792 veículos em operação, sendo 603 ônibus elétricos e 189 trólebus.

Para Milena Braga Romano, CEO da Eletra, os resultados demonstram o amadurecimento da eletromobilidade e a capacidade da indústria nacional de atender à crescente demanda do setor.

“O avanço do mercado comprova que a eletromobilidade entrou definitivamente na agenda das cidades brasileiras. Na Eletra, temos orgulho de liderar esse movimento com tecnologia nacional, escala de operação e soluções que já são realidade nas principais frotas do país”, afirma.

São Paulo concentra expansão

A cidade de São Paulo segue como principal motor da eletrificação do transporte coletivo brasileiro. Dos 311 ônibus elétricos emplacados no país entre janeiro e maio, 269 foram registrados na capital paulista, o equivalente a 86,5% do total nacional.

Na sequência aparecem Goiânia (15 unidades), Osasco (12), São Bernardo do Campo (11), Confins (2), Rio de Janeiro (1) e Santos (1). SP concentrou 293 dos 296 emplacamentos registrados na Região Sudeste, mantendo a liderança nacional na adoção da tecnologia.

Financiamento impulsiona mercado

O Novo PAC prevê recursos para a aquisição de 2.296 ônibus elétricos em todo o país. O BNDES já aprovou R$ 4,5 bilhões para projetos de eletrificação do transporte coletivo, apoiando a compra de aproximadamente 2 mil veículos.

Recentemente, o programa Mover, por exemplo, passou a contemplar ônibus e micro-ônibus dentro de uma linha de financiamento de R$ 21,2 bilhões voltada a projetos com critérios de sustentabilidade e conteúdo nacional.

Por fim, a combinação entre produção local, financiamento e metas de descarbonização tem contribuído para acelerar a eletrificação do transporte público brasileiro e consolidar uma cadeia industrial nacional para o setor.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp