MERCADO AO VIVO sábado, 10 de outubro de 2026
USD/BRL: R$ 5,42 (+0.32%) EUR/BRL: R$ 5,98 (-0.15%) IBOVESPA: 134.250 pts (+0.84%) TARIFA MÉDIA KWH: R$ 0,82 BARRIL BRENT: US$ 74,10 (-1.2%) BATERIAS LFP: US$ 53/kWh
Publicidade
Transporte

IPVA zero para motos 180 cm³. Como é a isenção das elétricas?

IPVA zero para motos 180 cm³. Como é a isenção das elétricas?
IPVA zero para motos 180 cm³. Como é a isenção das elétricas?

A isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 180 cilindradas beneficia uma das frotas de veículos que mais cresceram nos últimos 10 anos. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os modelos mais populares de até 180 cilindradas passaram de 3,3 milhões em 2015 para 4,4 milhões em 2025, alta de 33%.

Na última década, por exemplo, houve aumento da frota considerando todos os tipos de veículos, além de motos e carros. A alta foi de 20% (22,3 milhões em 2005 para 27 milhões em 2025). Já o número de carros cresceu 9% no mesmo período (14 milhões em 2015 para 15,3 milhões em 2025). Entre as motos, 4,4 milhões (77% do total) têm até 180 cilindradas.

De qualquer forma, para ter a isenção, a moto precisa estar em situação regular de registro e licenciamento e ser de propriedade de pessoas físicas.

Como começou o processo de isenção?

O Governo propôs a isenção de IPVA, a Assembleia Legislativa aprovou a medida e o Executivo a sancionou em 24 de dezembro de 2025. O poder público considerou o papel social e econômico das motocicletas no estado e planejou a mudança com base em projeções fiscais.

Todas as informações sobre o IPVA 2026 estão disponíveis na página da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). Pelo site, é possível tirar dúvidas, consultar valores e efetuar o pagamento do imposto, conforme o calendário de pagamento.

Veículos movidos a hidrogênio ou elétricos híbridos plenos

Para proprietários de híbridos pleno (elétrico e etanol ou elétrico e flex), a isenção é automática, desde que o veículo atenda aos requisitos:

• Valor venal do veículo até R$ 261.154,45 (duzentos e sessenta e um mil, cento e cinquenta e quatro reais e quarenta e cinco centavos) em 2026;
• Motor exclusivo a hidrogênio;
• Motor elétrico com potência total mínima de 40 kW e bateria com tensão mínima de 150 V e motor a combustão obrigatoriamente compatível com etanol (exclusivo ou flex).

Por fim, a isenção total para essa categoria termina neste ano, sendo a alíquota aumentada progressivamente a partir do próximo ano. Em 2027, passará a ser cobrado 1% de IPVA sobre os veículos e depois 2% em 2028, 3% em 2029 e, finalmente, 4% a partir de 2030.

 

Rodrigo Samy

Rodrigo Samy

Jornalista e assessor de imprensa com 25+ anos de experiência. Passagens por Estadão, WebMotors, Yamaha e Mitsubishi, além de atendimento a marcas como Jeep, Goodyear e SulAmérica. Fundador do Electric News, portal focado em mobilidade elétrica e transição energética.

Ver mais artigos de Rodrigo Samy →