Assim como a Stellantis com a Leapmotor, o grupo Renault também tem um chinês de elétricos para chamar de seu, pelo menos aqui no Brasil. Trata-se da Geely, chinesa que a marca francesa anunciou com principal parceria.
No caso da Fiat e da Leapmotor, a empresa em que a Stellantis (grupo do qual a Fiat faz parte) investiu e fechou uma parceria para vender seus veículos fora da China. A parceria, tem a Stellantis com 51% das ações de uma joint venture que vai lançar a Leapmotor no Brasil.
Independentemente disso, a Geely, já lançou satelites, o SUV EX5 e está preparando outro modelo para o Brasil. Se a enxurrada elétrica é favorável para tanta coisa, isso já não é possível de prever.
Geely e Renault Brasil formam acordo de cooperação
Mas o fato é que o grupo Renault e a Geely assinaram acordos definitivos para ampliar sua cooperação estratégica para a produção e venda de veículos elétricos no Brasil.
Como parte destes acordos, a Geely adquire formalmente uma participação de 26,4% na Renault do Brasil. Já o Renault Group continua sendo o acionista majoritário e continua a consolidar a subsidiária em suas demonstrações contábeis. Na condição de acionista minoritária, a Geely passa a ter acesso à infraestrutura industrial e comercial da Renault do Brasil.
Geely e Renault Brasil formam acordo de cooperação
Por meio desta cooperação, o Renault Group e a Geely estão intensificando sua presença no Brasil e acelerando o desenvolvimento de suas marcas respectivas, em um mercado-chave que totalizou mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no 1º semestre de 2025.
Anteriormente, o Renault Group e a Geely oficializaram vários projetos de cooperação global, incluindo um investimento conjunto na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain.





