O mercado brasileiro tem mais 500 mil veículos eletrificados. Quem divulgou o número foi a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Em emplacamentos exatos, foram 503.654 até julho de 2025.
A evolução da eletromobilidade no país, em quase uma década, é marcante. Pois, quando se iniciou a contabilização, o Brasil registrava só 117 unidades em 2012.
Mais de meio milhão veículos eletrificados
O segmento de veículos 100% elétricos (BEV), por exemplo, ultrapassou a marca de 7.010 unidades comercializadas só em julho de 2025. A associação aponta a maior oferta de modelos, a expansão da infraestrutura de recarga e incentivo de políticas públicas, para o crescimento.
Se o segmento de carro vai bem, o de ônibus elétricos também vem batendo recorde. Ou seja, registrou um marco histórico, com a comercialização de 160 unidades no mês.
Ônibus também contribui para alta dos veículos eletrificados
O resultado representa um crescimento exponencial de 370,6% em relação ao mês anterior, quando foram vendidas 34 unidades, consolidando.
A expansão da eletromobilidade no Brasil tem mostrado uma geografia marcada por fortes contrastes regionais. Enquanto estados como São Paulo se consolidam como epicentros dessa transformação.
Como é a distribuição dos veículos eletrificados?
A distribuição geográfica desigual reflete não apenas fatores econômicos e logísticos, mas também políticas públicas regionais e a capacidade de absorção tecnológica dos mercados locais.
Distribuição de vendas de veículos leves eletrificados por região:
1º – Sudeste: 46,2% (8.781)
2º – Sul: 18,1% (3.446)
3º – Nordeste: 17,3% (3.295)
4º – Centro-Oeste: 14,0% (2.664)
5º Norte: 4,4% (830)
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados em julho:
1º – São Paulo: 2.456
2º – Brasília: 1.573
3º – Rio de Janeiro: 736
4º – Belo Horizonte: 732
5º – Curitiba: 535