Agosto Vermelho alerta sobre riscos envolvendo a rede elétrica

Agosto Vermelho alerta sobre riscos envolvendo a rede elétrica

Saiba que o Agosto Vermelho alerta sobre riscos envolvendo a rede elétrica. No Brasil, 257 pessoas morreram no ano passado em acidentes com eletricidade, contra 250 mortes em 2023.

Ou seja, apesar do aumento no número de ocorrências fatais, 2024 registrou o menor número de acidentes dos últimos oito anos.

Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, que realiza a campanha Agosto Vermelho, mobilização nacional para alertar sobre os riscos envolvendo a rede elétrica.

Agosto Vermelho alerta sobre riscos envolvendo rede elétrica

Cristina Fernandes, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da associação, explica os fatores que podem ter levado ao aumento nos óbitos.

“Esse dado, esse aumento no número de mortes reforça que ainda precisamos conscientizar as pessoas sobre os riscos de atividades próximas à rede elétrica, e o que nós percebemos é que muitos dos acidentes fatais podem ocorrer por negligência, por improviso, por desinformação, e até por ausência de capacitação adequada”.

Campanha do Agosto Vermelho está focada no profissional da construção civil

A especialista acrescenta que o maior número de ocorrências no país está na construção civil, setor priorizado na campanha deste ano.

“Muitos profissionais atuam de forma autônoma ou sem a formação técnica adequada. Além disso, parte das atividades da construção civil pode envolver trabalho em altura, manuseio de vergalhões, andaimes, e materiais metálicos, e muitas vezes atividades que são feitas próximas à rede elétrica. E quando não há o devido planejamento e atenção às normas de segurança, o risco aumenta exponencialmente”.

Entre as atividades da campanha Agosto Vermelho está um workshop online gratuito com dicas voltadas aos profissionais da área. A aula está disponível no canal do Youtube da associação.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp