As vendas de veículos eletrificados crescem em 2024. Os híbridos e 100% elétricos cresceram cerca de 88% em 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 177 mil unidades foram comercializadas no último ano, elevando o número total de carros eletrificados no Brasil para mais de 400 mil, o equivalente a 7% da frota nacional.
Vendas de veículos eletrificados crescem 88% em 2024
Especialistas apontam que a alta nos preços dos combustíveis e a crescente preocupação com a crise climática têm incentivado a procura por esses veículos.
Além de promoverem maior eficiência e sustentabilidade, os modelos eletrificados oferecem baixo custo de abastecimento e manutenção, características cada vez mais valorizadas pelos consumidores.
Apesar das vantagens, o preço inicial de um carro eletrificado, a partir de R$ 99 mil, ainda é um desafio para muitos. Nesse cenário, o consórcio de veículos surge como uma alternativa econômica e planejada.
Vendas de eletrificados crescem com apoio dos consórcios
“A modalidade permite adquirir o veículo sem descapitalizar o cliente, com sorteios mensais pela Loteria Federal ou por meio de lances que antecipam a contemplação”, explica José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.
O consórcio também possibilita quitar financiamentos anteriores, com opções de lances livres, fixos ou embutidos. “Essa flexibilidade ajuda o cliente a se organizar financeiramente, mantendo o controle do orçamento”, completa Climério.
A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) aponta que o consórcio de veículos leves registrou aumento de 5,1% na venda de novas cotas entre janeiro e novembro de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.
A modalidade atrai consumidores interessados em crédito com menos burocracia e maior economia, evitando compras por impulso.
Como funciona?
No consórcio, os participantes contribuem mensalmente para formar um fundo comum. A contemplação ocorre por sorteio ou lance, e todos os participantes recebem o crédito ao final do período. O reajuste anual do consórcio garante a preservação do poder de compra, mantendo a modalidade como uma opção segura e acessível para quem busca investir em um carro eletrificado.