Veja como levar as pás de geradores eólicos de avião. Afinal, é algo que desperta curiosidade. No Brasil, os caminhões que carregam geradores são idolatrados por multidões.
Ou seja, agora é a vez da aviação entrar no circuito, uma vez que o consumo de energia não pode encontrar barreiras para expandir. Logo, pensando nesse contexto, a Radia, empresa estadunidense especializada em soluções energéticas, desenvolveu um cargueiro para transportar componentes de turbinas eólicas.
Veja como levar as pás de geradores eólicos de avião
O nome dele é Radia Windrunner, um projeto que conta como apoio do segmento aeroespacial dos EUA. O avião foi projetado para enfrentar um dos maiores desafios da indústria eólica: o transporte das enormes pás e torres dos aerogeradores.
O Windrunner tem 108,5 metros de comprimento e 79,5 metros de envergadura. Já a altura é de 24 metros de altura. Portanto, é possível dizer que o avião é um pouco mais estreito e que um Airbus A380-800. Se comparado ao russo Antonov An-225, o norte-americano supera em 84 metros de comprimento.
Quanto é possível levar?
Com isso, o cargueiro para levar a sustentabilidade ao ar carrega até 72,5 toneladas e permite o transporte de pás de turbinas eólicas de até 100 metros em uma única viagem. Para voar, dois motores e velocidade cruzeiro de 740 km/h.
Apesar de não ser elétrico ou híbrido, o projeto está alinhado com os princípios de sustentabilidade e eficiência energética. Afinal, ele visa contribuir com expansão da energia eólica.
