O mercado de veículos leves eletrificados está crescendo em 2025. Ou seja, foram 12.988 emplacamentos em fevereiro, aumento de 24% em relação ao período homólogo, e de 3,4% em comparação com janeiro.
Contudo, os números englobam os BEVs, PHEVs, HEVs e HEV Flex, excluindo os MHEVs, conforme a classificação da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Veículos Eletrificados com aumento expressivo em 2025
Com isso, nos dois primeiros meses de 2025, já foram vendidos 25.544 veículos eletrificados, um salto de 13,7% em relação ao bimestre de 2024.
Por outro lado, a infraestrutura de recarga elétrica também tem avançado, chegando a 14.827 pontos em fevereiro, um crescimento importante dos pontos de recarga rápida, que agora representam 16,4% do total.
Veículos Eletrificados no Brasil registra aumento expressivo em 2025
Entre as tecnologias de eletrificados, os destaques em fevereiro foram os BEVs e HEV Flex.
Os BEVs cresceram 21,4%, com 4.492 veículos vendidos, enquanto os HEV Flex saltaram 140%, totalizando 1.464 veículos. Os incentivos fiscais estaduais têm sido cruciais nesse crescimento. No Distrito Federal e Rio Grande do Sul, a isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos impulsionou as vendas de BEVs. Em São Paulo, a política de IPVA reduzido favoreceu os HEV Flex.
Mercado em Transformação
Os modelos plug-in (BEV e PHEV) dominaram as vendas de fevereiro, representando 80% do total, enquanto os híbridos convencionais ficaram com 20%.
Apesar de uma queda de 12% nos PHEVs em relação a janeiro, houve um aumento expressivo de 64% em comparação com fevereiro de 2024.
O Sudeste ainda lidera as vendas de eletrificados, com 46,6% do total em fevereiro. Outras regiões também têm apresentado crescimento, impulsionado por incentivos regionais e ampliação da infraestrutura de recarga.
Logo, em fevereiro, o Brasil alcançou 14.827 pontos de recarga públicos e semipúblicos, um aumento de 22% em apenas três meses.
Ranking de emplacamentos de eletrificados
1. São Paulo: 1.610 veículos
2. Brasília: 1.178 veículos
3. Belo Horizonte: 636 veículos
4. Rio de Janeiro: 508 veículos
5. Curitiba: 374 veículos
Esses números e tendências ressaltam o vigor do mercado brasileiro de veículos eletrificados, impulsionado pela crescente conscientização ambiental e avanços na infraestrutura de recarga.
Como são denominados os carros híbridos e elétricos:
a) BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo 100% elétrico, movido exclusivamente por bateria, sem motor a combustão. Exemplos: Tesla Model 3, BYD Dolphin, Volvo EX30.
b) PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículo híbrido plug-in, que combina um motor elétrico e um motor a combustão. A bateria pode ser recarregada na tomada, permitindo rodar uma certa distância só com eletricidade antes de acionar o motor a combustão. Exemplos: Mitsubishi Outlander PHEV, Volvo XC60 Recharge.
c) HEV (Hybrid Electric Vehicle) – Veículo híbrido convencional, que usa um motor a combustão e um motor elétrico. A bateria é recarregada automaticamente pelo próprio carro (freios regenerativos e motor a combustão), sem necessidade de carregamento externo. Exemplos: Toyota Corolla Hybrid, Honda Civic Hybrid.
d) HEV Flex (Hybrid Electric Vehicle Flex) – Versão do HEV adaptada para rodar com etanol ou gasolina, comum no Brasil. Mantém o funcionamento híbrido convencional, mas com a vantagem de usar um combustível renovável. Exemplos: Toyota Corolla Cross Hybrid Flex, Toyota Hilux Hybrid Flex (futuro lançamento).
e) MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), ou híbrido leve, é um tipo de veículo híbrido que utiliza um pequeno motor elétrico para auxiliar o motor a combustão, mas não consegue rodar exclusivamente no modo elétrico.