Joinville (SC) inaugurou uma Usina de Recuperação Energética (URE) que transforma 110 toneladas de resíduos em energia elétrica.
Com investimento de R$ 127 milhões, viabilizados por meio da tarifa de limpeza, a usina deve reduzir em 25% dos resíduos enviados ao aterro.
Na cerimônia de inauguração, Thiago Girardi, sócio-fundador da Vektor Energia, disse que a usina reforça projetos que unem inovação ambiental.
Usina de Joinville transforma 110 toneladas em energia
“Prestigiar a inauguração da URE Joinville, um marco relevante para a cidade e para o setor de energia, foi uma oportunidade de reconhecer a importância de iniciativas que promovem inovação, eficiência e sustentabilidade”, destacou.
Com a nova estrutura, Joinville se posiciona como referência regional em soluções de reaproveitamento de resíduos para geração de energia, abrindo caminho para novos modelos de inovação no setor.
Modelos de usinas que convertem o lixo em energia
As usinas que convertem lixo em energia utilizam diferentes tecnologias para aproveitar o potencial energético dos resíduos. No processo de incineração, o sistema queima os resíduos sólidos em altas temperaturas e transforma o calor gerado em vapor de alta pressão. Esse vapor movimenta turbinas, que por sua vez geram eletricidade.
Outra tecnologia é a gaseificação, na qual os resíduos passam por uma decomposição térmica controlada, em ambiente com pouco oxigênio, para formar um gás sintético (syngas) ou biogás. Os motores ou turbinas queimam esse gás para gerar energia mecânica e elétrica.
Além de gerar energia, essas usinas contam com sistemas de tratamento dos gases e das cinzas produzidas, reduzindo a emissão de poluentes e permitindo que parte dos materiais possa ser reaproveitada ou reciclada.
Como é a usina de Santa Catarina?
O modelo de Santa Catarina usa uma combinação de tecnologias para transformar resíduos em energia. A unidade converte os resíduos em combustível sólido e, ao submetê-lo ao tratamento térmico, gera calor. Esse calor é, por sua vez, utilizado para produzir vapor (energia térmica) e, em seguida, energia elétrica.




