A Unicamp mostrou um carro que vê as ondas de calor e que avalia a situação de redes elétricas. Ou seja, trata-se de um sistema que combina inteligência artificial (IA) e câmeras térmicas, embarcadas em veículos.
Unicamp tem carro que ‘vê’ calor
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com concessionárias, desenvolveram a tecnologia, que a Inova Unicamp licenciou para a Kasco Tecnologia.
A empresa, por vez, implantou a solução em três veículos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e também a exportou para o Equador.
Sistema da Unicamp substitui método atual
Ou seja, o sistema substitui o método manual de inspeção, onde técnicos, posicionados em caçambas de carros, usam câmeras térmicas para achar anomalias.
Conforme o professor Rangel Arthur, docente da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, as pesquisas começaram a partir de uma demanda específica.
Modelo usa câmeras acopladas ao teto do veículo
A solução conta com quatro pares de câmeras que inspecionam a rede de forma contínua a 30 km/h. Mas, claro, o novo modelo depende de um único motorista, que percorre rotas enquanto o sistema faz a varredura.
As imagens são captadas e analisadas em tempo real. A geração de relatórios é automática e pode ser enviada à central técnica da concessionária.
Inspeção da criada pela Unicamp otimiza tempo
Segundo os pesquisadores, antes, a inspeção de todos os alimentadores de uma cidade como Campinas, por exemplo, poderia levar anos.
Com a tecnologia, ela pode ser feita com maior periodicidade e eficiência, reduzindo falhas e interrupções no fornecimento de energia.
Parecido com a câmera do Google Maps
O sistema funciona com câmeras térmicas de alta frequência, sensores ópticos, GPS e uma estação meteorológica embarcada, capaz de compensar interferências como vento ou temperatura ambiente.
Uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo de pesquisa foi manter a estabilidade da câmera. Pois, o pré-processamento das imagens é importante para habilitar a rede.
Amortecedores para o conforto da câmera
Contudo, dependendo do terreno, como em testes realizados em ruas de terra, a própria ligação de fios entre a câmera e a unidade de processamento pode apresentar problemas.
Logo, o equipamento tem amortecedores para compensar a trepidação natural do veículo em movimento e um software de compensação.
A detecção precoce de aquecimentos atípicos em conexões elétricas permite ações preventivas, reduzindo o risco de interrupções no fornecimento.
Da Unicamp ao mercado global de energia
O desenvolvimento da Thermovision teve início em 2019, dentro de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) assinado pela Unicamp em parceria da Unicamp com o grupo CPFL, que contou, em sua segunda fase, com financiamento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL.
A montagem de um protótipo funcional, e vencidos os desafios tecnológicos de estabilização e integração de imagens, motivou o licenciamento da tecnologia pela empresa spin-off da Unicamp, Kasco Tecnologia.