A SOS Mata Atlântica vai coordenar, no Summit SP+Verde, a coleta de aparelhos eletrônicos para convertê-los no plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. O evento internacional, pré-COP30, ocorre nos dias 4 e 5 de novembro, na capital paulista, e pretende colocar a economia circular na discussão.
O Governo, a Prefeitura e a Universidade de São Paulo (USP) promovem o encontro no Parque Villa-Lobos. A startup de logística reversa Circular Brain apoia a iniciativa. A coleta servirá para resíduos eletrônicos, como celulares, notebooks, cabos e fones de ouvido. Logo, o material arrecadado será convertido em 1.024 mudas nativas de Mata Atlântica.
O que vale como ingresso?
Na entrada do evento, um ponto de coleta estará disponível para quem quiser fazer o descarte responsável e ainda receber brindes. Equipamentos de grande porte, como geladeiras e fogões, poderão ser recolhidos gratuitamente em casa, por meio do serviço nacional de coleta da Circular Brain. Baterias, pilhas e toners não serão aceitos, por apresentarem alto risco ambiental.
De acordo com dados da ONU, o estado de São Paulo gera cerca de 525 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos por ano, mas menos de 3% tem destinação correta. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de geração de lixo eletrônico, com 2,4 milhões de toneladas anuais.
Qual a atividade do evento?
O Summit Agenda SP+Verde reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
Por fim, a expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, da academia, da iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor.
Summit Agenda SP+Verde
4 e 5 de novembro de 2025
Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo (SP)
www.agendaspmaisverde.org.br





