A 38ª edição do Show Rural Coopavel, realizada entre 9 e 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), reforça o protagonismo do agronegócio. O evento reúne fabricantes, fornecedores de tecnologia e de soluções voltadas a produtividade e a sustentabilidade no campo.
A pauta da energia limpa ganha protagonismo no Paraná como um dos pilares que sustentam o avanço do agronegócio e da economia estadual. O Estado se consolida como referência ao contar com uma matriz elétrica majoritariamente renovável. O índice reflete o resultado do investimento em hidrelétricas, biomassa, solar e biogás.
Portanto, cerca de 98% da energia consumida no Paraná é gerada a partir de fontes renováveis. Ou seja, um diferencial competitivo que contribui para a redução das emissões de carbono, o aumento da eficiência produtiva e a atração de novos investimentos. No meio rural, por exemplo, essa transição energética se traduz em menor dependência de combustíveis fósseis, redução de custos operacionais e maior resiliência para produtores e cooperativas.
Show Rural Coopavel 2026 tem espaço para energia limpa
A expansão da infraestrutura elétrica, com destaque para a rede trifásica no campo, tem ampliado o acesso à energia de qualidade, viabilizando a mecanização e a automação de processos agroindustriais. Logo, esse movimento também impulsiona o uso de soluções como biodigestores, geração distribuída e sistemas de reaproveitamento de resíduos agrícolas para produção de energia.
Além de fortalecer o agronegócio, a estratégia energética do Paraná se conecta a um modelo de desenvolvimento sustentável. Pois integra produção de alimentos, industrialização e energia limpa.
Estande da Itaipu Binacional
Outro exemplo, a Itaipu Binacional tem estande de 300 m², localizado na área central. O espaço reúne tecnologia, experiências interativas e ações educativas voltadas a temas ambientais.
Entre os destaques, por exemplo, está a Ciência na Esfera, ferramenta de visualização em 360° que tem conteúdos científicos imersivos. Com isso, a atração mantém o foco em questões climáticas e ambientais, com dados sobre aquecimento global, comportamento atmosférico e recursos hídricos.
Outra atração é uma maquete temática que representa diferentes tipos de propriedades rurais, demonstrando práticas de conservação do solo, manejo sustentável, recomposição florestal e ações voltadas à segurança hídrica e alimentar. Mantendo a tradição, o espaço também promove a distribuição de mudas de espécies nativas, contribuindo para a recuperação florestal e a preservação ambiental.
Além do estande principal, a Itaipu contará com um segundo espaço no pavilhão da agroindústria, dedicado a orientar visitantes sobre o edital do programa Itaipu Mais que Energia, voltado ao apoio a municípios e entidades do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.

IA alimenta porcos
Parece não existir limites para o alcance e a abrangência da Inteligência Artificial. Máquinas e equipamentos, por exemplo, cada vez mais sofisticados chegam ao campo com a missão de melhorar desempenho.
Um protótipo desse robô, desenvolvido pela Roboagro, indústria gaúcha de Caxias do Sul, mostra o uso da IA na alimentação de plantéis. “Essa tecnologia foi criada há alguns anos, mas a atualização é constante, inclusive com a instalação de câmeras e sensores que, por exemplo, medem a temperatura dos animais e do ambiente e também estimam o peso de cada exemplar”, observa o médico veterinário da área de Fomento da Coopavel, Gustavo Bernart. Todo controle do equipamento acontece por aplicativo, permitindo ao criador programar os horários de servir a ração e as quantidades certas.
Segundo técnicos da Roboagro, a tecnologia empregada no robô alimentador contribui, por exemplo, com a redução de perda de ração, otimização de tempo de trabalho. Com isso, a empresa firmou parcerias, como com a Embrapa Suínos e Aves, e robôs têm sido instalados.
Mobilidade limpa e veículos
O evento também reúne montadoras, fornecedores de tecnologia e empresas de insumos, reforçando o papel do evento como vitrine da inovação, produtividade e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.
Entre os destaques estão Volkswagen, Fiat e Ford, que apresentam modelos com ênfase em picapes, SUVs e comerciais para produtor rural. No segmento de insumos, Titan Pneus e DPaschoal chamam a atenção com a apresentação do maior pneu agrícola já produzido na América Latina. Ele é desenvolvido para máquinas de grande porte e focado em eficiência operacional e preservação do solo.
“O Show Rural é um termômetro claro da modernização do campo e da força do agronegócio brasileiro. Estar aqui reforça o compromisso da DPaschoal em apoiar o produtor rural com soluções que aumentam a eficiência, a produtividade e a disponibilidade das máquinas, acompanhando a evolução tecnológica do setor e o crescimento sustentável do agro no País”, afirma Sérgio Davico, Diretor de Marketing da DPaschoal.
Por fim, idealizado pela Coopavel, o evento reúne mais de 600 expositores em 720 mil m², sendo um dos maiores do agronegócio.
Serviço — 38ª edição do Show Rural Coopavel 2026
Quando: até 13 de fevereiro de 2026 das 08h às 18h.
Onde: Parque Tecnológico Coopavel – Rodovia BR-277, Km 577, Cascavel (PR), Brasil.
Contato: (45) 3225-6885 • Email: showrural@coopavel.com.br
Site oficial: https://showrural.com.br/index.html
Entrada e estacionamento gratuitos.
Veja outras matérias sobre energia limpa:
Usina solar vai reduzir em até R$ 1,7 milhão gastos de prefeitura




