Como pode um Robô dar aulas de tênis e se movimentar por quatro horas seguidas. Ou seja, parece que estamos recordando daquele mesmo monstro citado por Andre Agassi, tenista norte-americano, em seu livro de memórias (Open – publicado em 2009).
Porém, a diferença do Robô para o Dragão, metáfora que Agassi criou para se referir a máquina de disparar bolinhas construída pelo pai, é só o tempo.
Afinal, longe de serem prazerosos para o americano, os treinos eram árduos e duravam mais de horas. Nos relatos das páginas, muitas vezes o jogador saia à noite da quadra, localizada em Las Vegas. A Dragon, como era chamada, diferente do robô, era pneumática, muito pesada e exigia uma tomada.
Hoje, as máquinas de arremessar bolinhas estão cada vez mais modernas e utilizam compactas baterias. Pesam apenas 7 kg e conseguem ouvir a voz do esportista.
Tudo isso, graças a uma compacta bateria que oferece a opção rápida de troca e com uma autonomia de 4 horas de treino contínuo (com mais de 4.000 saques) com uma única carga.
Outro detalhe é que assim como os automóveis e celulares, o sistema inteligente avisa quando a bateria atinge 15%, sugerido a troca rápida sem a interrupção do treino.

Com câmeras rápidas, robô consegue atirar bolinhas a 120 km/h
É o caso da empresa T-Apex que lançou, recentemente, o Tenniix, um robô que segue comandos por voz e gestos. Ele também tem uma tecnologia de rastreamento do tenista para sempre fazer as jogadas, simulando uma devolução.
Com isso, ele se move sozinho por toda a quadra e permite treinos de alto nível com realismo e agilidade incomparáveis. A potência é tanta que os saques do Tenniix chegam a 120 km/h, com spin de até 5000 RPM.
Já mais próximo do chão, o giro é horizontal de 46°. Na vertical, o lançamento é de 50°, ou seja, o Tenniix reproduz bolas baixas, lobs e ângulos estratégicos.
Robô conhece o nível de tênis de cada aluno pela movimentação
O sistema modular consegue oferecer desafios de iniciantes a profissionais, basta adicionar novos módulos conforme avança. Seus mais de 1.000 exercícios profissionais se adaptam ao seu nível, objetivos e estilo de jogo.
Com rastreamento visual e sensores, o professor digital reconhece os movimentos do oponente com precisão de centímetros, entregando bolas adaptadas ao posicionamento e estratégia.
Quanto vale o show do arremessador de bolas inteligente
O chip de IA RK3588S garante decisões em tempo real e aprendizado contínuo, quanto mais você joga, mais inteligente ele fica. Na “bariga”, o simpático robô é capaz de levar um pouco mais de 100 bolas para treinos contínuos.
O envio mundial começa em julho de 2025 e o valor sugerido para território norte-americano é de US$ 1.500. Ou seja, para o Brasil só por meio de importação independente. A tecnologia do Tenniix vem da T-APEX, líder em robótica esportiva, e com conhecimento em engenharia esportiva para formar os campeões.