Qual a quantidade certa de placas solares para minha casa?

Qual a quantidade certa de placas solares para minha casa?

Qual a quantidade certa de placas solares para minha casa? A Schneider Electric lançou a terceira edição da pesquisa global. O estudo entrevistou 13 mil pessoas em 11 países visando entender as percepções sobre o uso da energia residencial.

O material mostra que o consumo energético doméstico é o principal fator de emissões residenciais e tem aumentado continuamente nos últimos anos com a crescente adoção de dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos.

Saiba quantas placas solares minha casa precisa

Diante desse cenário, os resultados mostram que 82% consideram a eficiência energética “razoavelmente importante” ou “muito importante”, enquanto 84% indicam que essa é a principal melhoria desejada para suas residências. Além disso, 70% afirmam que diminuir sua pegada de carbono é uma prioridade.

No entanto, poucas pessoas adotam medidas realmente eficazes para reduzir o seu consumo de energia. Apenas 44% ajustam regularmente a temperatura ambiente, por exemplo.

Luzes acesas e carregadores sem uso roubam pouca energia

Ao mesmo tempo, 58% dos proprietários de imóveis optam por apagar as luzes como principal estratégia para poupar energia, apesar de a iluminação representar somente cerca de 5% da conta de eletricidade.

Outro hábito comum – desconectar carregadores sem uso (48%) – também tem impacto mínimo, economizando apenas US$ 0,26 por carregador anualmente.

O levantamento revela que 30% dos entrevistados não sabem qual a função do quadro elétrico em suas casas, e 16% até desconhecem a sua localização.

Poucas pessoas sabem onde fica o quadro elétrico

Como elemento central do sistema elétrico residencial, o quadro elétrico garante a segurança dos aparelhos e dispositivos elétricos.

A falta de conhecimento sobre a sua importância pode representar riscos graves, especialmente à medida que as casas se tornam mais eletrificadas.

“Os consumidores querem reduzir suas contas de eletricidade, melhorar a confiabilidade elétrica e aumentar a eficiência energética em suas residências. Entretanto, há um gap entre intenção e ação. A tecnologia para melhorar esse consumo energético já está disponível, porém falta conhecimento sobre as formas mais eficazes de utilizá-la”, afirma Michael Lotfy Gierges, vice-presidente executivo de Home & Distribution na Schneider Electric.

Avaliando o consumo correto da energia da casa

Logo, para calcular a quantidade ideal de painéis solares para sua casa, é necessário analisar os pontos de fuga de energia e avaliar outros fatores como:

  1. Consumo: veja o consumo mensal em kWh (quilowatt-hora) na conta de energia elétrica.
  2. Potência dos painéis: vale verificar que cada painel possui uma potência nominal, geralmente entre 250W e 350W. Essa potência indica a quantidade de energia que o painel pode produzir em condições ideais.
  3. Tempo de sol na região: verifique o número médio de horas de pico de sol na moradia, dependendo da incidência a quantidade muda.
  4. Perdas e eficiência: leve em conta as perdas no sistema (devido a sombras, sujeira, temperatura, entre outras) e a eficiência do inversor.

Avaliando o consumo correto da energia da casa

Por exemplo, se sua casa consome 300 kWh por mês, e você escolheu painéis de 300W, com uma média de 5 horas de sol pleno por dia, pode-se estimar a produção diária por painel em cerca de 1,5 kWh (300W x 5h / 1000).

Multiplicando por 30 dias, um único painel geraria aproximadamente 45 kWh por mês. Para suprir 300 kWh, você precisaria de cerca de 7 painéis (300 / 45 ≈ 6,7).

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp