Projeções para setembro indicam redução de carga no SIN

Projeções para setembro indicam redução de carga no SIN

As primeiras projeções para setembro indicam redução de carga no SIN (Sistema Interligado Nacional).

O boletim do Programa Mensal da Operação (PMO) para a semana operativa entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro indica redução da carga no SIN e no Sudeste/Centro-Oeste.

Com isso, a expectativa é de retração de 1,0% (80.470 MWmed) e 3,3% (45.181 MWmed), respectivamente.

Por outro lado, os demais submercados, por exemplo, apresentam perspectivas de aceleração: 4,7% (13.594 MWmed), no Sul; 0,9% (13.226 MWmed), no Nordeste, e 0,3% (8.469 MWmed), no Norte.

A comparação é realizada entre os números verificados, no mesmo período, em setembro de 2025 e 2024.

Projeções para setembro indicam redução por conta do período mais seco

“As projeções estão dentro do esperado para o período tipicamente seco em curso. Continuamos monitorando os cenários e adotando as medidas operativas necessárias para garantir que o SIN continue atendendo plenamente a demanda da sociedade”, afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Para setembro, o comportamento da Energia Natural Afluente (ENA) está abaixo da Média de Longo Termo (MLT) no Nordeste, com 47% da MLT; e no Norte e Nordeste, ambas com 61% da MLT. A exceção fica por conta da região Sul, com estimativa acima da Média de Longo Termo (MLT), com 109%.

Logo, as perspectivas para a Energia Armazenada (EAR) são de que dois subsistemas estejam superiores a 80%: o Norte (80,7%) e o Sul (82,1%).

Por fim, os percentuais do mesmo indicador estimados para o Nordeste e para o Sudeste/Centro-Oeste são de 53,8% e 52,4%, respectivamente. O Custo Marginal de Operação (CMO) está previsto em R$ 299,76 em todos os subsistemas. Veja o relatório na íntegra.

 Projeções para setembro indicam redução de carga no SIN
Projeções para setembro indicam redução de carga no SIN

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp