A produção de baterias de estado sólido avançam no mundo. Logo, um dos anúncios surgiu recentemente por meio da Stellantis com Factorial Energy.
Ambas celebraram o resultado das células de bateria de estado sólido em escala automotiva. Uma conquista que representa avanço significativo no desenvolvimento de baterias de próxima geração.
Produção de baterias de estado sólido avançam
As baterias de estado sólido são mais seguras, duráveis, potentes e eficientes e prometem revolucionar setores como a mobilidade elétrica e o armazenamento de energia renovável.
Ou seja, ao contrário das baterias convencionais de íons de lítio, as baterias de estado sólido oferecem maior densidade de energia e carregamento mais rápido.
Logo, as células de 77Ah validadas demonstraram uma densidade de energia de 375Wh/kg e suportaram mais de 600 ciclos, representando um avanço para baterias de estado sólido de lítio-metal.
Com isso, as células permitem uma redução significativa no tempo de carregamento, de 15% para mais de 90% de carga em apenas 18 minutos à temperatura ambiente.
O que falta para as baterias estarem nas ruas?
Agora, as duas companhias estão otimizando a arquitetura da bateria, reduzindo o peso para que elas se encaixem da melhor forma nos veículos.
Com essa conquista, a Stellantis avançará em seu plano anunciado anteriormente, de integrar as baterias de estado sólido da Factorial em uma frota.
Essa frota representa o próximo passo para a comercialização dessa tecnologia promissora, permitindo uma validação mais robusta das baterias em condições reais de condução.