Prefeitura de São Paulo recebe mais ônibus elétricos. Ou seja, as 17 unidades foram fabricadas na unidade da BYD, em Campinas (SP). Com isso, a capital conta com uma frota perto de 700 unidades eletrificadas.
Com isso, os ônibus poderão gerar uma redução no custo operacional de até 70%. Conforme números da BYD, cada modelo elétrico deixa de emitir cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores.
Prefeitura de São Paulo recebe mais ônibus elétricos
Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil explica que essa entrega reforça o compromisso da companhia com o transporte público sustentável.
Com quase 13 metros de comprimento, o modelo D9W transporta 80 passageiros e tem autonomia de até 250 km com uma única carga. O tempo médio para recargar varia entre duas e três horas.
Solução sustentável para a mobilidade
Os ônibus elétricos estão ganhando rapidamente espaço nas ruas brasileiras. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de ônibus elétricos cresceram, 923% no primeiro bimestre de 2025.
Em comparação com o período homólogo, foram 133 novos ônibus elétricos habilitados contra apenas 13 no início de 2024.
São Paulo tem cerca de 700 ônibus sustentáveis
Em janeiro de 2025, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 100 ônibus elétricos e agora de mais 17. A SPTrans realizou investimento de R$ 213 milhões.
Com isso, a frota de ônibus elétricos da cidade chega a 445 unidades, além dos 201 trólebus já em operação, totalizando 646 veículos sustentáveis.
Apesar do crescimento da indústria, os desafios na eletrificação não estão na capacidade de produção, mas sim na infraestrutura de recarga e no modelo de financiamento.
Portanto, a ABVE reforça sua disposição para colaborar com autoridades municipais e demais agentes do setor energético e de infraestrutura, buscando soluções ágeis para cumprir as metas de descarbonização do transporte público em São Paulo.
São Paulo e Nova York com ônibus sustentáveis
Nova York prevê para 2040 o transporte público 100% elétrico. Ou seja, a cidade avança em sua meta de eletrificação do transporte público. Com isso, o primeiro passo é substituir toda a frota de táxis por elétricos até 2030 e, depois, de ônibus até 2040.
A iniciativa incluiu a compra recente de 265 novos ônibus elétricos, que se somarão aos 60 já em operação e aos 205 que chegarão até o fim de 2025. Com isso, a cidade pretende atingir 1.420 ônibus elétricos até 2029 e, finalmente, 5.800 unidades em 2040.
Os novos veículos, modelo Xcelsior CHARGE NG da New Flyer, têm baterias de 525 kWh e um sistema regenerativo que recupera até 90% da energia nas frenagens. Eles recarregarão os veículos por pantógrafos automatizados instalados nos terminais de ônibus, permitindo carregamento eficiente e rápido