Plano Verão volta ao Litoral Paulista por meio da ISA ENERGIA BRASIL. Chamado de Plano de Operação para o Verão 2026, a iniciativa assegura sistema elétrico para mais de 10 milhões de pessoas na temporada.
O trabalho começou com a participação de transmissoras, distribuidoras e órgãos do setor elétrico. Os agentes firmaram apoio mútuo, incluindo o monitoramento e a mobilização.
Para tanto, a companhia investiu no litoral de São Paulo cerca de R$ 320 milhões em Projetos de Reforços e Melhorias, que incluem substituição de equipamentos como disjuntores, seccionadoras, sistemas de proteção e transformadores de corrente, de potencial e de potência. Destaca-se um volume superior de 60% ao aplicado no ano anterior, aumentando a confiabilidade e a capacidade operacional do sistema.
Plano Verão volta ao Litoral Paulista
Para complementar, foi realizado um plano robusto de manutenções de ativos ao longo de 2025, incluindo inspeções e manutenções preventivas das subestações e linhas de transmissão do litoral (Bertioga II, São Sebastião, Peruíbe, Mongaguá, Vicente de Carvalho, Baixada Santista, Registro e Caraguatatuba).
Baterias para garantir energia
O Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) em larga escala instalado na Subestação Registro, em São Paulo, é uma das principais inovações. A empresa aciona operações extras sempre que necessário, especialmente durante ondas de calor, rajadas de vento, tempestades ou períodos de aumento do fluxo turístico.
Bruno Isolani, Diretor-executivo de Operações da ISA ENERGIA BRASIL, explica que com as iniciativas, a atuação em 2026 será ainda mais preventiva, no modelo safe-fail, com resposta ágil e coordenada junto aos demais agentes do setor.




