O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou projeções favoráveis para 2025 na reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
As perspectivas são positivas, com a garantia de pleno atendimento das demandas de energia e potência. O período tipicamente úmido tem proporcionado afluências suficientes para recuperar os níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Em 2024, enfrentamos uma estiagem severa, e ainda é necessário prestar atenção às estimativas de afluência e armazenamento. Logo, as condições atuais são positivas e adequadas para esta época do ano, com indicadores mostrando a recuperação dos níveis dos reservatórios. Esses resultados são fruto das ações preventivas do ONS nos últimos meses, combinadas com chuvas em volume compatível até o momento,” explica Márcio Rea, diretor-geral do ONS.
Resultados do estudo mostra ONS com projeções favoráveis para 2025
As perspectivas para a Energia Armazenada (EAR) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste ao final de junho indicam, na condição inferior, uma queda de 7,4 pontos percentuais (p.p.) em relação a junho de 2024. No cenário otimista, o indicador seria 26,9 p.p. acima do registrado no mesmo período do ano passado.
Importação de Energia da Venezuela
Durante a reunião, o ONS apresentou estudos sobre a viabilidade de importação de energia da Venezuela, destacando que a interligação pode trazer confiabilidade e segurança ao atendimento de Roraima.
Estão previstos testes de importação de energia pela LT 230 kV Boa Vista – Santa Elena, com duração de 96 horas, ainda em janeiro. As avaliações são cruciais para verificar a qualidade e continuidade do intercâmbio de energia entre a Venezuela e Roraima.
Como funciona a geração do SIN
As usinas hidrelétricas distribuídas em dezesseis bacias hidrográficas nas diferentes regiões do país compõem principalmente a capacidade instalada de geração do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Logo, a instalação de usinas eólicas, principalmente nas regiões Nordeste e Sul, apresentou um forte crescimento, aumentando a importância dessa geração.
As usinas térmicas, em geral, localizadas nas proximidades dos principais centros de carga, desempenham papel estratégico relevante, pois contribuem para a segurança do SIN.
O ONS despacha essas usinas conforme as condições hidrológicas vigentes, permitindo a gestão dos estoques de água armazenada nos reservatórios das usinas hidrelétricas para assegurar o atendimento futuro
Os sistemas de transmissão integram as diferentes fontes de produção de energia e possibilitam o suprimento do mercado consumidor.