{"web":{"client_id":"1081025990592-nucl3mfdhovlescpoo5j0selr4bk9jb3.apps.googleusercontent.com","project_id":"electricnews-1743718588631","auth_uri":"https://accounts.google.com/o/oauth2/auth","token_uri":"https://oauth2.googleapis.com/token","auth_provider_x509_cert_url":"https://www.googleapis.com/oauth2/v1/certs","client_secret":"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","javascript_origins":["https://electricnews.com.br"]}}

Onda de choque permite a reciclagem total de painéis solares

Onda de choque permite a reciclagem total de painéis solares

Onda de choque permite a reciclagem total de painéis solares. Ou seja, pesquisadores desenvolveram tecnologia para reciclar módulos fotovoltaicos por meio de ondas de choque.

Com isso, é possível recuperar mais de 99,5% dos módulos para a reutilização dos painéis solares. A pesquisa é da Universidade AGH de Cracóvia, na Polônia, e do Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Cingapura (SERIS).

Onda de choque do bem para o meio ambiente

Portanto, a máquina gera ondas de choque, por meio de descargas elétricas, em um líquido, que, consequentemente, fragmenta os painéis solares submersos em água. Porém, antes disso, há uma desmontagem das molduras de alumínio, da caixa de junção e dos fios.

Jato d’água corta a placa solar

Quando submerso, os módulos são cortados com jato d’água e inseridos num equipamento que fragmenta os materiais com descargas que vão até 50 kV.

Após a fragmentação, os materiais como vidro, folhas plásticas (EVA e PET), cobre, alumínio, prata e células solares são separados por peneiramento e filtragem.

Posteriormente, as partículas obtidas são submetidas a processos químicos que permitem a recuperação de silício (Si), prata (Ag) e alumínio (Al). O silício com ácido fluorídrico (HF) gera o gás tetrafluoreto de silício (SiF4).

Recuperam-se os polímeros encapsulantes dos painéis, como EVA e PET, com hidróxido de potássio (KOH), oferecendo vantagem em relação a métodos convencionais, como a pirólise, que queima os plásticos e gera gases tóxicos.

Testaram três tipos de painéis solares — vidro-vidro, vidro-filme e painéis sem vidro — e os resultados mostraram alta eficiência em todos os casos.

Publicaram a pesquisa no artigo ‘Development of PV panel recycling process enabling complete recyclability of end-of-life silicon photovoltaic panels’, na revista científica Solar Energy Materials and Solar Cells.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp