Motor de popa elétrico já entra no lugar do a gasolina. Com isso, eles estão sendo usados como alternativa aos motores a gasolina, especialmente em ambientes onde o silêncio são prioridades.
Com isso, esses motores oferecem benefícios como menor emissão, funcionamento mais silencioso e, em alguns casos, custos operacionais reduzidos, já que a eletricidade pode ser mais barata.
Motor de popa elétrico já entra no lugar do a gasolina
De olho na demanda, a Yamaha, por exemplo, disponibilizará motores de popa elétricos da Torqeedo em suas concessionárias de oito países europeus. Logo, a iniciativa faz parte do compromisso com redução da pegada de carbono.
A Torqeedo, adquirida pela Yamaha em abril de 2024, é líder global na propulsão elétrica marítima. Entre os modelos que estarão à venda nas concessionárias, destacam-se o Travel Ultralight (equivalente a 3 cv) e o Travel Family (equivalente 5 cv).
Elétrico para embarcações maiores
O fabricante indica o motor Cruise, de 25 cv, para barcos de até 12 toneladas.
A marca alemã Torqeedo foi fundada em 2005 e se consolidou como referência na mobilidade elétrica aquática. Além dos motores de popa, a empresa também desenvolve sistemas híbridos e baterias de alta capacidade para embarcações.
Com essa estratégia, a Yamaha busca liderar a transição para um setor náutico mais sustentável, explorando alternativas como energia elétrica e combustíveis renováveis, incluindo o hidrogênio.