Mais um shopping de São Paulo passa ser autossustentável

Mais um shopping de São Paulo passa ser autossustentável

Mais um shopping de São Paulo passa ser autossustentável. A prática é uma tendência que vem crescendo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), dos mais de 640 empreendimentos no país, 87% utilizam algum tipo de fonte limpa de energia e cerca de 82% realizam coleta seletiva, além de outras práticas que contribuem significativamente com a sustentabilidade.

Em São Paulo, o Cantareira Norte Shopping, por exemplo, reforça iniciativas sustentáveis de energia e passou a ser autossuficiente em água.

Shopping de São Paulo conquista autossuficiência em água

O empreendimento fecha 2025 com a implementação de um inovador sistema fotovoltaico conhecido como “Zero Grid”, que consiste na captação de energia diretamente nos telhados do shopping por meio de placas solares, utilizando a energia absorvida de forma online e autônoma, sem conexão à rede pública de energia.

Claudio Sallum, Diretor-Executivo da Lumine, empresa que administra o Cantareira Norte Shopping, revela que o investimento no projeto gira em torno de R$ 2 milhões e a expectativa é que esse sistema ofereça uma economia de aproximadamente 25% na energia consumida pelo shopping, além de uma garantia contínua de fornecimento dessa parcela da energia que será produzida internamente.

Para Sallum, o balanço entre impacto ambiental e retorno é fundamental: “Nosso primeiro pensamento é a responsabilidade e a ética com o meio ambiente e as futuras gerações. Embora os investimentos em sustentabilidade demandem um aporte inicial importante, eles se pagam no longo prazo, não apenas em retorno financeiro, mas também em termos de fortalecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade. É um conjunto de ativos que viabiliza e justifica esses investimentos, tornando o shopping mais eficiente do ponto de vista de energia e água”.

Somente em 2024, no período de janeiro a dezembro, o shopping consumiu 7.005,861 MWh de energia renovável incentivada, tendo reduzido a emissão de 376,70tCO2 equivalente de gases de efeito estufa pela utilização de fontes renováveis.

As emissões evitadas voluntariamente são correspondentes a mais de 2 mil árvores em 30 anos em um projeto de reflorestamento, segundo Certificado de Energia Renovável Comerc-Sinerconsult.

O empreendimento também possui uma arquitetura estrategicamente pensada para obter luz natural em áreas comuns, conta com iluminação LED e sistema de gestão energética, envolvendo lojistas e visitantes.

Somando-se à nova iniciativa energética, o empreendimento é o único no setor com sistema hídrico autossuficiente que gera economia mensal de 2 milhões de litros de água potável, além de tratar cerca de 2,5 milhões de litros de esgoto, trazendo benefícios ambientais e sociais para a capital paulista.

O abastecimento do empreendimento é realizado por poços artesianos e captação de água de chuva, que, após os devidos tratamentos, armazenam a água em dois tanques separados com capacidade total de 500 mil litros. Além disso, o shopping conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que capta toda a água utilizada nos sanitários e praça de alimentação, submetendo-a a um processo de purificação químico e biológico. O resultado é a geração de água de reuso, utilizada para irrigação de jardins e descargas, aumentando significativamente a eficiência do sistema.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp