Maior usina solar do mundo está com os dias contados nos EUA

Maior usina solar está com os dias contados na Califórnia

Maior usina solar do mundo está com os dias contados na Califórnia. A maior usina solar do mundo, conhecida pela sua aparência futurista, desativará suas operações no deserto de Mojave, na Califórnia.

Ivanpah, inaugurada em 2014 com um investimento de US$ 2,2 bilhões, encerrará suas atividades em 2026, após 11 anos de operação. Desde sua criação, a usina foi considerada um símbolo do futuro e da energia renovável.

Maior usina solar está com os dias contados na Califórnia

O sistema usa cerca de 350 mil espelhos (helióstatos) para refletir a luz solar em três torres gigantes, cada uma mais alta que a Estátua da Liberdade. As placas são responsáveis por aquecer a água e gerar vapor, que por consequência, aciona as turbinas elétricas.

Apesar da proposta inovadora e da capacidade de gerar energia mesmo após o pôr do sol por meio do armazenamento térmico, o projeto enfrentou dificuldades técnicas desde o início.

Placas e módulos solares mais baratos ajudaram no encerramento

Outro fator decisivo para o fechamento de Ivanpah foi o avanço e a queda de custos da tecnologia solar fotovoltaica, que utiliza painéis solares convencionais.

O projeto também gerou críticas de ambientalistas devido ao impacto na fauna local. As aves, por exemplo, eram eventualmente queimadas pelo calor dos espelhos.

Para críticos, o fechamento é uma prova de que o projeto nunca deveria ter saído do papel. Por outro lado, especialistas em energia renovável veem a caminhada como parte do processo de inovação.

Os motivos para a maior usina solar do mundo fechar as portas

No entanto, ao longo dos anos, a usina enfrentou desafios significativos. O alto custo de operação e manutenção, aliado ao avanço das tecnologias fotovoltaicas mais baratas e eficientes, comprometeu a viabilidade econômica do projeto.

Além disso, a instalação foi alvo de críticas ambientais devido ao impacto na fauna local, especialmente no risco para aves e espécies nativas do deserto.

De qualquer forma, estudos pensam no reaproveitamento da área em projetos de geração solar fotovoltaica, que têm se mostrado mais competitivos no mercado energético atual.

Com o fechamento confirmado, a Ivanpah deixará um legado como um dos maiores experimentos de energia solar térmica do mundo, ao mesmo tempo em que levanta reflexões sobre o futuro das diferentes tecnologias de energia renovável.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp