A Petrobras, a WEG e a Statkraft colocaram em operação o maior aerogerador onshore das Américas. A Petrobras aportou R$ 130 milhões, oriundos da cláusula de PD&I com a ANP, e firmou parceria com a WEG, empresa brasileira para desenvolver o equipamento.
O projeto contou ainda com a contribuição do BNDES e Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente. Construído pela WEG, com 7 MW de potência instalada, pode gerar cerca de 2.500 MWh/mês, equivalente ao consumo anual de cerca de 15 mil residências brasileiras.
Projeto ampliará eficiência com equipamento de 7 MW de potência instalada
O aerogerador foi comprado e instalado pela Statkraft no projeto de modernização do Parque Eólico de Seabra, no Complexo de Brotas de Macaúbas, na Bahia.
A cláusula de PD&I faz parte dos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural e prevê que as empresas invistam um percentual de sua receita bruta, gerada pelos campos de grande produção, em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
A modernização do Complexo de Brotas de Macaúbas trará ganhos significativos de eficiência e produtividade, aproveitando as excelentes condições de vento da região.
Com isso, o empreendimento continuará contribuindo para o abastecimento de milhares de residências com energia limpa, mantendo sua relevância no cenário eólico brasileiro.
Maior aerogerador em terra do Brasil
Com essa capacidade, produz mais eletricidade por unidade de área ocupada, reduzindo a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores. Isso também otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção.
Um aerogerador onshore é o equipamento que transforma a energia do vento em eletricidade e está instalado em terra firme, por isso o termo onshore (“em terra”, em inglês).
Esse tipo de turbina é o mais comum no mundo, usado em parques eólicos localizados em planícies, serras ou regiões litorâneas. Ele é diferente do que fica instalado no mar ou em lagos costeiros, geralmente onde os ventos são mais constantes, mas a instalação e manutenção são mais complexas e caras.