Luz para Todos chega a 17,5 milhões

Luz para Todos

Luz para Todos chega a 17,5 milhões. A chegada da energia elétrica, proporcionada pelo programa Luz para Todos, transformou totalmente a vida do professor Marcley Santos, 39 anos, da vila Mainard, zona rural de Breves (PA).

“Graças à energia gerada por placas solares, nossa família agora tem uma geladeira e três ventiladores, o que nos dá mais conforto nesse calor. Nosso próximo passo é comprar nossa primeira televisão”, compartilha o professor.

Luz para Todos: Expansão do Acesso à Energia

Marcley Santos é uma das cerca de 17,5 milhões de pessoas que obtiveram acesso à energia elétrica entre 2003 e 2024, segundo dados atualizados do programa Luz para Todos, divulgados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Aproximadamente 3,7 milhões de famílias foram beneficiadas nesses 21 anos de programa. Entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, mais de 115 mil novas famílias, incluindo 43,6 mil na Amazônia Legal, receberam o benefício.

Investimentos e Compromisso

A expansão do programa Luz para Todos demonstra o compromisso do governo federal em ampliar o acesso à energia elétrica em todo o país.

O programa já mobilizou cerca de R$ 26 bilhões, considerando todas as fontes de recursos disponíveis até o momento. Desse montante, R$ 1,9 bilhão foram às regiões remotas da Amazônia Legal.

Benefícios na Amazônia Legal

Conforme o Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica do MME, o Luz para Todos beneficiou mais de 53 mil famílias em regiões isoladas da Amazônia, levando energia elétrica para cerca de 213 mil pessoas que antes viviam sem esse serviço essencial.

Com a energia elétrica, essas comunidades puderam melhorar a qualidade de vida, impulsionar a economia local e preservar o meio ambiente.

Quilombolas e Comunidades Isoladas

O programa Luz para Todos chegou às comunidades quilombolas, transformando a vida de pessoas como a líder comunitária da Ilha do Cajual (Alcântara-MA), Vanda Rodrigues, 56 anos. Ela conta que, com a chegada da energia solar em casa, em setembro de 2023, sua vida e a da comunidade foram transformadas.

Além de melhorar a qualidade de vida, a energia limpa possibilitou a expansão da produção de óleos naturais de Babaçu, coordenada pela Associação de Mulheres Corrente do Bem, que ela preside. A iniciativa gerou novas oportunidades de renda e valorizou ainda mais a rica cultura local. “Agora podemos armazenar alimentos e ter uma vida mais confortável”, comemora Vanda.

Dados e Expectativas

De janeiro de 2023 a dezembro de 2024, o Luz para Todos atendeu 3.043 unidades consumidoras, beneficiando cerca de 12,1 mil.

Segundo o ministro, a retomada do programa em 2023 visa eliminar a pobreza energética no país, atendendo mais de 327 mil famílias sem acesso à energia elétrica.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp