Locomotivas com carregamento solar é realidade Brasil. A novidade chega por meio da MRS Logística e aumenta a eficiência operacional e reduz os impactos ambientais.
A tecnologia, considerada inédita no setor ferroviário brasileiro, já foi instalada em 11 locomotivas e deve equipar 20 unidades até o fim de 2025.
Locomotivas com carregamento solar é realidade Brasil
O sistema utiliza placas solares instaladas no teto das locomotivas para manter as baterias carregadas, eliminando a necessidade de acionamento periódico dos motores a diesel.
As placas solares geram energia suficiente para manter 90% da carga das baterias enquanto a locomotiva está desligada, garantindo que ela esteja sempre pronta para uso.
Vantagens ambientais com o uso de locomotivas com placas solares
Além dos ganhos ambientais, a inovação tira a necessidade de deslocamento de equipes para baterias, otimizando operação e custos de manutenção.
Antes, as locomotivas exigiam o acionamento do motor a cada 72 horas para recarga, o que contribuía para o desgaste dos equipamentos e uso do diesel.
Com o novo sistema, a companhia reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Uma vez que a empresa tem investido em soluções tecnológicas e na redução de emissões.
Como andam as locomotivas no Brasil?
A malha ferroviária brasileira é composta por cerca de 30 mil quilômetros de trilhos, concentrados principalmente nas regiões Sudeste e Sul, e voltada majoritariamente ao transporte de cargas, como minério de ferro, grãos e combustíveis.
Embora tenha desempenhado papel central no desenvolvimento econômico do país, o sistema sofreu abandono e falta de investimentos.
Nas últimas décadas, iniciativas de concessão à iniciativa privada têm impulsionado modernizações, mas o transporte ferroviário ainda é subutilizado.