Iniciativa captura CO2 para produção de combustível renovável

Repsol Sinopec Brasil lança projeto pioneiro no Brasil de produção de combustível renovável a partir do CO2 

Iniciativa captura CO2 para produção de combustível renovável. Ou seja, batizado de CO2CHEM o projeto da Repsol Sinopec Brasil captura CO2 para produzir combustíveis renováveis.

Portanto, a iniciativa faz parte da linha de Pesquisa & Desenvolvimento em Gestão de Carbono da própria empresa. O investimento foi de R$ 20 milhões.

Iniciativa captura CO2 para produção de combustível renovável

Com isso, o CO2CHEM tem capacidade para consumir até 1 tonelada de CO2 por dia, convertendo-o em 20 litros de combustível renovável. O processo utiliza CO2 de qualquer fonte e hidrólise da água para produzir hidrogênio, um insumo essencial para a conversão do dióxido de carbono.

Cassiane Nunes, gerente de pesquisa da Repsol Sinopec, destacou que a planta piloto, em Campinas (SP), permite diferentes caminhos tecnológicos para combustíveis sustentáveis.

Alejandro Ponce, CEO da Repsol Sinopec Brasil, afirmou que o CO2CHEM reafirma a liderança do Brasil na busca por soluções inovadoras de baixo carbono.

O CO2CHEM é desenvolvido com apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

O projeto tem parceria da Hytron (Grupo Neuman & Esser), do Instituto SENAI de Inovação em Biossintética e Fibras do SENAI CETIQT e da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

Os próximos passos incluem testes de eficiência do combustível produzido, avaliação do desempenho em motores e estudos para ampliação da escala do equipamento.

Outros projetos em evolução

Uma professora da USP transformou a poluição em combustível por meio da hidrogenação do dióxido de carbono (CO₂), o processo transforma o principal causador do efeito estufa em químicos e combustíveis.

Ou seja, é possível então ter um dos produtos mais importantes, o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis, com o processo de hidrogenação do dióxido de carbono (CO₂).

Logo, a proposta também abre a possibilidade tentadora de se criar os chamados e-combustíveis – alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis tradicionais.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp