Hyundai anuncia navio movido a energia nuclear. Ou seja, uma subsidiária da marca coreana, revelou um projeto inovador movido a energia nuclear.
Com dois reatores pequenos (SMR), a proposta promete revolucionar o transporte marítimo e eliminar o reabastecimento da embarcação para toda vida.
Solução sustentável para o setor marítimo
O transporte marítimo é responsável por cerca de 3% das emissões globais de CO₂, ou seja, a adoção da tecnologia elimina essa questão.
O navio nuclear da Hyundai terá capacidade para transportar mais de 15.000 contêineres TEU de 20 pés (6,1 metros). A capacidade é maior graças à eliminação dos sistemas convencionais de propulsão.
Propulsão com Reator de Sais Fundidos (MSR)
O navio utilizará um reator de sais fundidos (Molten Salt Reactor – MSR), que opera em pressão atmosférica, eliminando o risco de explosões de vapor.
Em emergências, o combustível se solidifica automaticamente, interrompendo a reação nuclear e aumentando a segurança.
O sistema conta com um encapsulamento em aço inoxidável duplo e uma barreira de água leve que absorve a radiação gama, protegendo a tripulação e evitando vazamentos radioativos no oceano. O posicionamento estratégico do reator no navio também reduz o risco em caso de colisão.
Parcerias e Reconhecimento Internacional
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Samsung Heavy Industries e a Seaborg Technologies. A inovação foi apresentada na cúpula New Nuclear for Maritime, em Houston, nos Estados Unidos, e já recebeu aprovação do American Bureau of Shipping.
Segundo Park Sangmin, diretor do Laboratório de Pesquisa em Energia Verde da HD KSOE, a empresa está trabalhando em conjunto com órgãos reguladores internacionais para estabelecer normas globais para a comercialização de navios movidos a energia nuclear.
O plano da Hyundai inclui a criação de uma instalação de demonstração nuclear marítima em seu Centro de Testes de Tecnologia do Futuro, em Yongin, na Coreia do Sul, para validar a segurança da tecnologia até 2030.
O que a Hyundai faz além de automóveis?
- Construção naval: fabricação de navios civis e militares;
- Energia offshore: plataformas de petróleo e parques eólicos marítimos;
- Motores e máquinas pesadas: desenvolvimento de motores marítimos, geradores a diesel e gás.
O desenvolvimento desse porta-contêineres movido a energia nuclear marca um passo significativo na busca por um futuro mais sustentável no transporte marítimo global.