Hidrelétrica compacta: será que um dia você terá a sua?

Hidrelétrica compacta: será que um dia você terá a sua?

A Weiku do Brasil está prestes a concluir a construção de uma hidrelétrica compacta em Pomerode (SC). O empreendimento integra um pacote de investimentos de R$ 20 milhões, destinado a ampliar a capacidade produtiva e reforçar as práticas ESG da companhia.

Com capacidade para suprir até 50% do consumo energético da fábrica, a usina se soma à energia já gerada por painéis solares.

“A construção da hidrelétrica é uma continuidade natural da nossa cultura sustentável, é um passo importante para fechar um ciclo completo, da matéria-prima ao produto final”, afirma Naiara Venturi Lahedoff, gestora de marketing.

O projeto da hidrelétrica levou cerca de três anos, conduzido com licenciamento ambiental, monitoramento da fauna e flora, entre outros.

Vale dizer que a Weiku se destaca no setor de luxo no Brasil e no mundo. A unidade que montou a usina tem mais de 700 colaboradores e exporta para mais de 35 países.

Veja os passos para ter uma hidrelétrica compacta:

1. Estudo e Planejamento: Verifique a viabilidade do local. É preciso avaliar a quantidade de água (vazão) e a altura da queda do rio. Logo, a partir desses dados, você saberá se é possível gerar energia no local.

2. Projeto de Engenharia: Um engenheiro projetista irá criar o design das estruturas da usina, como a barragem, os canais, a casa de máquinas, além de escolher a turbina e o gerador mais adequado.

3. Licenciamento Ambiental: É necessário obter as licenças ambientais, emitidas por órgãos federais ou estaduais, dependendo do caso. Esse é um passo obrigatório para garantir que a construção não causará grandes impactos ao meio ambiente.

4. Outorga da ANEEL: Você deve pedir autorização à Agência Nacional de Energia Elétrica para poder construir a usina e, se for o caso, conectar a energia gerada à rede elétrica.

5. Obras e Montagem: É a fase de construção das estruturas e instalação dos equipamentos, como a turbina, o gerador e os painéis de controle.

6. Conexão e Operação: Por fim, depois que tudo estiver pronto, a energia será conectada à rede elétrica para começar a ser distribuída.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp