A Galvani, gigante na produção de fertilizantes fosfatados, comprovou o uso de energia renovável por meio de certificados I-REC (International Renewable Energy Certificate).
Com isso, os documentos garantem a rastreabilidade da energia consumida de fontes limpas, como solar, eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas.
Como é a produção de fertilizantes que usa energia renovável
Ou seja, em 2024, a companhia atestou que 23.897 megawatts-hora (MWh) de energia consumida nas operações foram de fontes renováveis. Logo, foram certificadas as unidades de Luís Eduardo Magalhães e de Campo Alegre de Lourdes (Povoado de Angico dos Dias), ambas na Bahia.
Veja como as unidades da Galvani utilizam a energia renovável
Portanto, a planta de Luís Eduardo Magalhães teve 17.571 MWh certificados, número que representa 30% do consumo total da energia da planta, os outros 70% são autogerados por vapor.
Por fim, em Campo Alegre de Lourdes, a certificação abrangeu outros 6.326 MWh, correspondendo 100% do consumo total de energia elétrica das atividades em 2024.
Energia renovável evitou quase 8 toneladas de CO2
Oito mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) foram evitadas pela adoção renovável, volume que seria gerado caso a mesma quantidade de energia fosse de fontes fósseis.
“O uso de energia renovável reforça nosso compromisso com uma operação mais limpa, eficiente e alinhada às melhores práticas globais. Estamos totalmente focados em contribuir para a transição energética e para a construção de um futuro mais sustentável, tanto para o nosso setor quanto para o país”, afirma Sylvia Tabarin, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Galvani.
Entenda a certificação I-REC
O I-REC é uma certificação internacional que uma determinada quantidade de energia elétrica consumida e gerada a partir de fontes renováveis.
Funciona como um sistema de rastreabilidade, garantindo que o consumo de energia de uma operação corresponde à geração de eletricidade de origem limpa.
Para isso, usinas de energia renovável registram sua produção na plataforma I-REC. Ao adquirir esses certificados, empresas como a Galvani podem comprovar que aquele volume teve origem em fontes sustentáveis.