Assim como há crash test para os veículos movido a gasolina, há também para os elétricos. Afinal, e se a bateria sofrer grade impacto. O que acontece? Respondendo à questão, a Mercedes colocou à prova bateria do eActros, caminhão elétrico fabricado na Europa. Na ocasião, o modelo foi submetido a um impacto lateral severo, simulando um acidente real em rodovias. O resultado impressionou: mesmo sob grande força, o sistema de alta voltagem e todos os componentes elétricos permaneceram intactos.
Veja o que acontece com a bateria em grandes impactos
A Mercedes-Benz projetou o eActros 600 com uma cabine reforçada e zonas de absorção de energia que dissipam o impacto em colisões frontais. Nos testes laterais, a arquitetura especial do chassi, desenvolvida para caminhões pesados, evitou deformações críticas nas baterias.
O impacto, superior a mais de uma tonelada, atingiu a lateral do caminhão a 50 km/h. O caminhão pode ser equipado com três baterias de 207 kWh, total de 621 kWh de capacidade. Com todas carregadas, o caminhão garante autonomia de até 500 km.

Caminhões elétricos na Europa
Para atender a diferentes perfis de transporte, a Mercedes-Benz ampliou a linha eActros 600 com mais de 40 versões. Com peso bruto combinado de até 44 toneladas e carga útil de cerca de 22 toneladas, o modelo combina desempenho, segurança e sustentabilidade, consolidando-se como o principal avanço da marca rumo ao transporte de carga livre de emissões e mais seguro nas estradas europeias.
Por fim, o conjunto de testes físicos, aliados ao conceito estrutural desenvolvido especificamente para caminhões pesados elétricos, demonstra que a transição para o transporte de longa distância sem diesel é viável.
Carros elétricos usam baterias seladas
Vale dizer que a bateria Blade da BYD é uma tecnologia de bateria para veículos elétricos, conhecida por sua alta segurança e desempenho. Ela usa química de fosfato de ferro-lítio (LFP) e um design em formato de lâmina que otimiza o espaço e aumenta a rigidez e segurança. Essa construção permite que ela resista a testes extremos, como perfuração, sem apresentar risco de incêndio, sendo uma das baterias mais seguras do mundo, com 8 anos de garantia sem limite de quilometragem em muitos modelos da BYD.
Na reportagem que o Electric News fez na BorgWarner foi possível desmistificar uma série de ideia prontas sobre baterias. Na ocasião: Abrimos uma bateria de ônibus elétrico. Veja como ela é por dentro
Por fim, apesar de incidentes, é possível dizer que as baterias estão cada vez mais seguras, conseguindo, enfim, oferecer benefício, qualidade e segurança.




