Holiganbethacklinkhacklinkhacklink satın al

Conheça o museu interativo da energia que vai nascer em Brasília

A Neoenergia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciaram uma parceria estratégica para a criação do Museu ANEEL de Eficiência Energética. Em Brasília, o novo espaço, interativo e educativo, será dedicado a unir ciência, tecnologia e sustentabilidade.

O investimento supera R$ 20 milhões. Este valor robusto não cobre apenas a reforma da área e a compra de equipamentos de ponta, mas também a operação do museu por um período de 10 anos. Entra na despesa o transporte de alunos e professores da rede pública, garantindo amplo acesso à educação.

Como é o museu interativo em Brasília?

A Neoenergia Brasília vai implantar o museu no Edifício Sede da ANEEL, em Brasília, ocupando uma área de 426 m² cedida gratuitamente pela Agência. A operação fará parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela ANEEL. Logo, a inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Destinado prioritariamente as crianças e adolescentes, o museu promete um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Logo, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas sobre temas cruciais como física, magnetismo, eletromagnetismo, óptica, história da eletricidade, fontes de energia e sustentabilidade ambiental.

Robótica será um dos diferenciais

O projeto contará com tecnologias avançadas, incluindo projeções mapeadas e equipamentos altamente interativos. Um dos grandes destaques é o Espaço Maker, uma área dedicada a estimular a criatividade e o raciocínio por meio de atividades de robótica e metodologias ativas.

Por fim, a expectativa é de que o museu receba mais de 28 mil visitantes por ano, englobando estudantes, educadores e o público geral. Somente o Espaço Maker tem a previsão de atender anualmente mais de 13 mil pessoas, consolidando o museu como um importante polo de disseminação do conhecimento em eficiência energética no Brasil. No centro histórico de Salvador, Bahia, a Neoenergia mantém um museu. No local, por exemplo, um dos destaques é também o espaço Maker.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp