Mas que calor, ô ô ô … Como evitar o aumento da conta de luz

Como economizar na Conta de Luz

Mas que calor, ô ô ô … Nem precisa atravessar o Deserto do Saara para saber que no calor o aumento da conta de luz é grande. Afinal, nesse período, no verão, as contas de luz costumam apresentar alta por conta do uso de aparelhos como: ar-condicionado, ventilador, geladeiras e chuveiro, pelo fato de as pessoas tomarem mais banhos.

Silvio Xavier, professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana) dá algumas dicas sobre como economizar a conta de luz no calor.

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô… Como evitar o aumento da conta de luz

O maior vilão das contas de luz continua sendo o chuveiro, independentemente da estação do ano. Logo, no calor, coloque o chuveiro no modo ‘verão’ ou ‘desligado’.

“Por conta das altas temperaturas, as pessoas costumam aumentar o número de banhos durante um único dia, portanto, se o chuveiro continuar em temperaturas mais altas e não no modo verão ou desligado, o aumento na conta de luz será drástico”, comenta Silvio Xavier.

Chuveiro e ar-condicionado são os vilões da conta de Luz

Outro responsável pelo aumento das contas é o ar-condicionado. Afinal, muitas pessoas têm dúvidas de como usá-lo de uma maneira eficiente.

Para o professor da FEI, o aparelho não deve estar em temperaturas muito baixas, mas sim por volta de 20°C e as portas e janelas devem estar bem fechadas para que o ar gele mais rápido.

Congeladores e geladeiras também sofrem no verão

No calor, as geladeiras e freezers são mais utilizados para gelar bebidas e conservar alimentos. “No geral, esses são equipamentos de potência relativamente baixa comparado a chuveiros, porém, ficam ligados 24h por dia, o que faz o consumo de energia aumentar consideravelmente. É recomendável manter esses equipamentos sempre com as borrachas das portas em bom estado e evitar o abre e fecha”, finaliza o professor da FEI.

Economiza no Gás de Cozinha, mas acaba gastando mais com a conta de Luz

Saiba que a air fryer consome até um terço da energia de um chuveiro elétrico.

Por fim, qualquer equipamento eletrônico conectado à tomada possui uma parte do seu circuito de alimentação que se mantém energizado (consumindo energia).

Embora as potências sejam baixas, o consumo continua. Afinal, a soma de várias pequenas perdas ao longo de 24h por dia, durante 30 dias por mês, pode se tornar significativo na conta de luz.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp