Cetesb e Unica vão transformar resíduos da cana em energia renovável

Cana-de-Açúcar no Asfalto Inovação Sustentável

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Única) vão transformar resíduos da cana em energia renovável com acordo de cooperação técnica. O acordo prevê o uso de subprodutos da cana, como a vinhaça, e a queima de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) nas caldeiras do setor sucroenergético.

O objetivo é aperfeiçoar o uso dos resíduos da produção sucroenergética e prever auxílio a outros setores na conversão de eventual passivo ambiental associado ao CDR em fonte de energia renovável, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e estimulando a economia circular.

Como funciona o acordo entre Cetesb e Unica

Com o novo acordo, técnicos da Cetesb e da Unica irão revisar parâmetros e propor novas orientações para o uso da vinhaça localizada, de águas residuárias e queima a possibilidade de queima de CDR nas caldeiras das plantas sucroenergéticas. A medida busca garantir o reaproveitamento hídrico de forma segura, sem comprometer a qualidade das águas subterrâneas e superficiais, além intensificar o uso de biofertilizante derivado da produção sucroenergética.

O acordo terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante interesse das partes. Um Comitê Técnico de Cooperação, com representantes da Cetesb e da Unica, será responsável por acompanhar a execução, avaliar os resultados e propor novos planos de trabalho.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp