Carro a hidrogênio de estudantes brasileiros vai para Indianápolis

Carro a hidrogênio de estudantes brasileiros vai para Indianápolis

Carro a hidrogênio de estudantes brasileiros vai para Indianápolis. Ou seja, o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está se preparando para um desafio.

Ou seja, o grupo embarca para os EUA para disputar a Shell Eco-Marathon Americas 2025, competição que acontece de 2 a 6 de abril no Indianapolis Motor Speedway.

Após um desempenho impressionante na etapa nacional, os alunos irão competir na categoria Urban Concept com um carro movido a hidrogênio verde, produzido no Itaipu Parquetec.

A equipe, formada por 12 estudantes, será acompanhada pelos professores Fernando José Gaiotto (coordenador) e Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro) (subcoordenador).

Carro a hidrogênio de estudantes brasileiros vai para Indianápolis

Em 2024, o time alcançou um feito inédito: tornou-se o primeiro da América Latina a passar pelas rigorosas inspeções técnicas e colocar um carro movido a hidrogênio na pista.

“A última vez que competimos nos Estados Unidos foi em 2012. Agora, temos um carro competitivo, robusto e com tecnologia embarcada de ponta. O veículo contará com telemetria em tempo real, permitindo uma análise detalhada do desempenho”, destaca o professor Fernando Gaiotto.

Desafio na mesma pista das 500 milhas de Indianápolis

O grande teste da equipe será percorrer um trajeto de 16 quilômetros em 35 minutos, superando as dificuldades estratégicas da etapa nacional. “Estamos preparados para esse desafio e confiantes de que podemos conquistar um título histórico para o Brasil”, afirma Gaiotto.

A capitã da equipe, Giulia Demarchi, estudante de engenharia mecânica, reforça a empolgação do grupo: “Nosso ritmo de preparação está intenso. Melhoramos o projeto em relação à etapa nacional e acreditamos que podemos trazer um prêmio para a Unioeste e para o país.”

Hidrogênio verde: o futuro da mobilidade

O carro foi desenvolvido nos laboratórios do Itaipu Parquetec, utilizando hidrogênio verde da Planta Experimental do Parque Tecnológico, criada em 2011.

“O Centro de Tecnologias de Hidrogênio apoia o GCEE na aplicação dessa tecnologia para competições. Além de fornecer o hidrogênio, auxiliamos na segurança e operação dos equipamentos”, explica Alexandre Leite, diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec.

A Shell Eco-Marathon é uma das competições mais importantes do mundo quando o assunto é eficiência energética. O evento desafia estudantes a projetarem e construírem veículos de alto rendimento.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp