Calor transformado em eletricidade promete revolucionar setor. Ou seja, a novidade vinda da Heat2Power (H2P), empresa com sede na Califórnia, aposta na conversão direta de calor em eletricidade.
Com isso, a tecnologia termofotovoltaica (TPV) promete reduzir os custos e otimizar o consumo de energia no setor industrial. O principal responsável pela ação é um painel modular baseado na tecnologia TPV.
Calor transformado em eletricidade promete revolucionar setor
Segundo a empresa, essa inovação pode ser um divisor de águas para indústrias que consomem energia e geram desperdício térmico significativo.
A tecnologia TPV usa o princípio das células solares tradicionais, mas em vez de utilizar a luz do sol, ela converte calor em eletricidade.
Quem fez o calor transformado em eletricidade?
Stephen Forrest, cofundador da Heat2Power e professor de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação na Universidade de Michigan, explica que os dispositivos termofotovoltaicos são muito parecidos com células solares.
A principal diferença é que convertem o alto calor, ao invés da luz solar, em eletricidade. Outra vantagem é que o sistema permite o reaproveitamento do calor excedente.
Calor em energia
Atualmente, indústrias dissipam entre 20% e 50% da energia consumida na forma de calor. Apenas na Califórnia, estima-se que a energia solar desperdiçada poderia abastecer 300 mil residências.
A empresa afirma que sua tecnologia já alcançou uma eficiência de conversão de calor para eletricidade superior a 44%, com potencial para ultrapassar os 50%, taxa superior a outras tecnologias.
Sistema se conecta com outros modelos sustentáveis
Além disso, combinam-se dispositivos de transformação do calor com sistemas de armazenamento térmico de alta temperatura, agregando capacidades econômicas e sustentáveis às fontes renováveis.
A Heat2Power acredita que sua inovação terá um impacto significativo na transição energética global. Com o aumento da preocupação com a redução de emissões de carbono e a busca por eficiência energética, tecnologias como a TPV podem desempenhar um papel crucial na criação de um sistema energético mais sustentável e econômico.