A Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo recebeu da BYD a 14ª e última composição do SkyRail destinada à frota paulistana. Com a frota completa, nas próximas semanas, os testes intensivos se iniciam. Entre eles estão: simulações de velocidade, segurança e comunicação entre trens. A operação inicial, com transporte de passageiros, terá início em março, em linha com o cronograma estabelecido entre as partes. O novo sistema, que ligará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, tem capacidade estimada para transportar até 100 mil passageiros por dia.
Desenvolvido com a tecnologia exclusiva, o monotrilho da Linha 17-Ouro é utiliza automação integral. Um dos grandes diferenciais é o funcionamento por baterias, o que dispensa a alimentação elétrica contínua por terceiro trilho, reduzindo significativamente o ruído urbano e os custos operacionais. O sistema também evita as paralisações de composições em via, mesmo em casos de falta de energia na rede externa.
Cada composição é formada por cinco vagões, com capacidade total para 616 passageiros por viagem. Os trens são equipados com ar-condicionado, acessibilidade plena e janelas panorâmicas que oferecem uma nova perspectiva estética e funcional para a zona sul da capital.
Próximos passos
Atualmente, as composições já entregues têm passado por uma sequência intensiva de testes integrados, que incluem simulações de controle de velocidade, protocolos de segurança e comunicação entre trens. Esta etapa é fundamental para a homologação final e garante que o sistema passe a operar dentro do prazo estabelecido como meta. Isso garantirá o acesso da população de São Paulo a um novo paradigma de mobilidade via trilhos, com emissão zero de poluentes, conforto e intervalos reduzidos entre as viagens.
Veja também:
Veja quando fica pronta a Linha 6-Laranja do Metrô de SP
Tatuzão 2 chega com a missão de finalizar maior linha do metrô




