Brasil tem caminhão a hidrogênio em fase de testes

O primeiro caminhão a hidrogênio do Brasil já está em fase de testes. Ele chegou por meio da FTXT, subsidiária da GWM na China. Logo, Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, explica:

“A chegada deste caminhão representa mais do que um marco tecnológico: é o início da construção de um ecossistema de hidrogênio no Brasil, com parcerias estratégicas e soluções adaptadas à nossa realidade”, afirma

Brasil testa caminhão a hidrogênio

Com isso, o veículo desembarcou no porto de Santos (SP) e foi para Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações para rodar. O local é a futura instalação da GWM no Brasil.

“Veículos com célula a combustível são, na essência, elétricos. Eles trabalham em conjunto com a bateria para garantir mais desempenho, segurança e autonomia. Por isso, antes de entrar em operação, passam por validações específicas da bateria e, na sequência, pelos testes da célula a combustível — que utiliza hidrogênio como vetor energético. A reação com o oxigênio gera eletricidade e, como subproduto, apenas água (H₂O)”, coloca Lopes.

Caminhão a hidrogênio será testado na USP

Ou seja, o caminhão tem uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade.

O sistema também permite, por exemplo, a recuperação de energia em desacelerações e frenagens.

Portanto, os testes com o sistema de hidrogênio estão programados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que conta com infraestrutura para abastecimento.

“Estamos falando de uma tecnologia que une o melhor dos dois mundos: a robustez de um caminhão elétrico e a autonomia proporcionada pelo hidrogênio verde, com um processo de abastecimento rápido e zero emissões do tanque a roda”, destaca Lopes.

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