Clientes atendidos pela Enel São Paulo receberam cerca de R$ 650 mil em bônus na fatura de energia elétrica ao longo de 2025 por meio do programa de reciclagem Ecoenel. A iniciativa, que permite a troca de resíduos recicláveis por créditos aplicados diretamente na conta de luz, contou com a participação de moradores dos 24 municípios da região metropolitana.
Foram arrecadadas duas mil toneladas de recicláveis, conforme a Enel. O reaproveitamento dos resíduos reduziu a necessidade de extração de novas matérias-primas e de processos industriais que demandam energia, evitando 2,4 mil toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera. Ou seja, gerando uma economia estimada de quase 8,7 mil megawatts-hora (MWh) de energia, volume equivalente ao consumo anual de 2.900 residências.
Os consumidores podem consultar os endereços dos ecopontos em operação no site da Enel. Em 2025, o Ecoenel operou com 26 pontos de coleta em São Paulo, sendo nove fixos, nove itinerantes e oito destinados a grandes geradores.
Como faço para ter desconto a conta de luz?
Para participar do programa, os interessados devem apresentar a conta de energia em um dos pontos de coleta e realizar o cadastro. Após o registro, os resíduos previamente separados são pesados e convertidos em bônus. São aceitos materiais como papel, plástico, metal, vidro, embalagens longa vida, óleo vegetal usado e resíduos eletrônicos.
Portanto, a concessionária calcula o valor do crédito com base no peso, na unidade ou no volume dos materiais e o credita automaticamente na conta de energia. Caso o bônus seja maior que o valor da fatura, a empresa transfere o saldo restante para as contas seguintes. Porém, o cliente também pode optar por destinar o bônus a instituições sociais cadastradas no programa.
Veja outras notícias para reduzir a conta de luz:
Usina solar vai reduzir em até R$ 1,7 milhão gastos de prefeitura
Ministério vai à China discutir armazenamento e minerais críticos




