A BYD Chile, em parceria com a operadora Metbus, alcançou a renovação de 950 ônibus 100% elétricos, que já operam no sistema de transporte público Red Movilidad, em Santiago. O índice reforça a posição da capital chilena como uma referência global em transporte com emissão zero.
O anúncio marca, com isso, a chegada de uma nova frota de ônibus ao país, composta por 94 ônibus articulados e 30 ônibus de dois andares, já em circulação em corredores de alta demanda utilizados diariamente pelos usuários do transporte público da capital.
O marco foi celebrado em evento que reforçou a evolução tecnológica e o adeus ao ônibus articulado a diesel, substituído por uma frota totalmente elétrica.
A integração de ônibus elétricos articulados e de dois andares está alinhada a uma visão de longo prazo, voltada ao transporte de um número maior de passageiros com eficiência, menores custos operacionais e emissão zero.
Desde 2017, os ônibus elétricos da BYD que integram a frota da Metbus já percorreram mais de 230 milhões de quilômetros, evitando a emissão de mais de 525 mil toneladas de CO₂.
Ou seja, a incorporação das novas unidades reforça o compromisso dos envolvidos em avançar rumo a um sistema de transporte público mais limpo, moderno e eficiente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar.
Frota de ônibus elétricos no Brasil
No primeiro semestre de 2025, o mercado brasileiro de ônibus elétricos registrou um crescimento expressivo e sem precedentes. Foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 127 unidades.
Em junho, 34 ônibus elétricos entraram em circulação, um crescimento de 278% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (9 veículos).
Ou seja, os números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas. Há também maior comprometimento de gestores com a descarbonização.
São Paulo é responsável pela maior frota
São Paulo, por exemplo, é o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional.
A capital já tinha experiência em transporte elétrico desde 1949, quando lançou a primeira rede de trólebus da América Latina. Por tanto, há 201 trólebus em operação na cidade.
Veja também:
Conheça o ônibus elétrico mais vendido do Brasil
Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina




