Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina

Durante a COP30, a diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, disse que Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina até dezembro de 2026. Segundo a executiva, o Brasil vai ultrapassar Chile e México.

A informação foi apresentada no Painel “Descarbonização nos Transportes”, organizado na Green Zone (área de livre acesso), em Belém, pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Entenda como o Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina

Para comprovar sua projeção, Milena relatou que a Eletra já tem 650 ônibus elétricos encomendados até abril de 2026, a maioria em São Paulo. Outras encomendas já estão em negociação.

“Dos 1.158 ônibus elétricos que operam em todo o Brasil, 62% são 100% brasileiros, da Eletra. O Brasil será líder em ônibus elétricos na América Latina passando Chile e México até dezembro de 2026 e as encomendas para a Eletra serão o ponto chave para esta posição do Brasil”, destacou.

Milena ainda disse que dessa frota total atual, mais de 80% estão na cidade de São Paulo, que em outubro chegou a 1009 unidades. O milésimo ônibus é um Eletra, de 15 metros, três eixos, capacidade para 100 pessoas e opera pela empresa Transpass, na zona oeste de São Paulo.

“O momento é agora. Na era do diesel, o Brasil foi um dos principais fornecedores de ônibus para o mundo. Com os elétricos, esta posição é ainda dos chineses. Mas temos indústria local, flexibilidade que nenhum outro produto tem de se adaptar a diferentes operações e conhecimento. O mundo já nos procura. Não vamos, enquanto país, perder esta chance”, disse a empresária.

compartilhe:

Twitter
LinkedIn
WhatsApp