O Ministério de Minas e Energia (MME) fez a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), destacando segurança no fornecimento e período chuvoso. A Secretaria Nacional de Energia Elétrica (SNEE) apresentou os primeiros preparativos para garantir uma operação segura do sistema elétrico durante a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Chuvas mantém sistema brasileiro saudável
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostrou resultados positivos dos leilões realizados neste ano. O Leilão de Suprimento aos Sistemas Isolados, de setembro, deve gerar cerca de R$ 312 milhões em investimentos e levar energia a mais de 30 mil pessoas em comunidades remotas do Pará e do Amazonas. Já o Leilão de Transmissão, em outubro, garantiu R$ 5,53 bilhões para novos projetos de infraestrutura elétrica.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o SIN tem garantia plena de atendimento até abril de 2026. Em cenários de maior demanda e condições climáticas menos favoráveis, o ONS prevê o uso complementar de usinas termelétricas, a operação otimizada das hidrelétricas do Rio São Francisco e o aproveitamento estratégico do reservatório de Itaipu.
Condições hidrometeorológicas
O avanço de frentes frias pelo interior do país na segunda quinzena de outubro favoreceu a precipitação nas bacias hidrográficas. Ela foi superior à média mensal nas bacias dos rios Paranapanema, Madeira, na incremental da usina hidrelétrica de Itaipu e no trecho baixo do Tapajós. Nas demais bacias hidrográficas do SIN a precipitação foi inferior à média.
Em outubro, a Energia Natural Afluente (ENA) ficou abaixo da média histórica em todos os subsistemas do SIN. No consolidado nacional, o índice atingiu 66% da Média de Longo Termo (MLT). No Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, os percentuais foram de 59%, 88%, 36% e 52%, respectivamente.
Com relação à previsão meteorológica, há continuidade do mecanismo atmosférico típico de início de estação chuvosa. Na bacia do Madeira, a previsão é de chuvas abaixo da média. Na região Sul, um intenso ciclone deve gerar chuvas entre a média e acima da média nas bacias do Uruguai e Jacuí.





