Como barquinhos atracados ou como teclas azuis de pianos que se movimentam para cima e para baixo. É assim, por meio da energia das ondas, que a eletricidade vai abastecer o Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O projeto foi concluído com sucesso pela Eco Wave Power, empresa que vem expandindo a solução de gerar energia através da força do mar com ajuda de flutuadores.
O movimento ondulatório, por exemplo, eleva os flutuadores, acionando os pistões hidráulicos e gerando energia elétrica.
Como é gerada a energia por meio das ondas
Ou seja, o sistema patenteado da Eco Wave Power consiste em conectar flutuadores a estruturas marítimas já existentes. Logo, o movimento das ondas aciona cilindros hidráulicos que enviam fluido pressurizado a uma unidade de conversão em terra, responsável por gerar eletricidade.
Principais vantagens:
1. Nenhum impacto no leito marinho, minimizando os efeitos ambientais
2. Design modular e de baixa manutenção, otimizado para portos e áreas costeiras
Futuro da energia gerada pelas ondas
Se aprovado pelas autoridades da Califórnia, o sistema poderá se expandir ao longo dos 13 quilômetros do quebra-mar que protege o porto, fornecendo energia limpa para algo equivalente a 60 mil residências.
Ao contrário da energia solar ou eólica, que dependem de fatores climáticos, a chamada energia undimotriz é constante: o mar está sempre em movimento.
Por fim, a Eco Wave Power adota um sistema mais simples do que outros projetos que usam a força do mar e pode recolhê-lo durante tempestades para evitar danos.