A maior usina termelétrica a gás natural do Brasil foi inaugurada, com 1,7 gigawatts (GW) de capacidade. Batizada de UTE GNA II, ela fica no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
O governo incluiu o projeto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e mobilizou R$ 7 bilhões em investimentos, dos quais o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou R$ 3,93 bilhões.
Usina termelétrica a gás abre caminho para que outros projetos
A UTE GNA II é um empreendimento da Gás Natural Açu S.A. (GNA), empresa formada pela Prumo Logística, bp, Siemens Energy, Siemens AG e SPIC Brasil.
Ao todo, tem capacidade para abastecer quase 8 milhões de residências com a tecnologia de ciclo combinado, ou seja, com o uso de três turbinas a gás e uma a vapor.
A planta também está preparada para utilizar até 50% de hidrogênio, o que a torna uma referência para a transição energética justa e sustentável.
Porto do Açu tem o posto de número 1 da AL no segmento de termelétricas a gás natural
A nova usina se soma à UTE GNA I, em operação desde 2021, que possui 1,3 GW de capacidade instalada. Ela também teve apoio do BNDES e inaugurada em 2021.
Juntas, as duas somam 3 GW de capacidade instalada, o que dá ao complexo localizado no Porto do Açu o posto de número 1 da América Latina no segmento de termelétricas a gás natural. Para abastecer as usinas, a Gás Natural Açu também conta no local com um Terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito).