Geely é outro chinês que chega com sede de eletricidade

Geely é outro chinês que chega com sede de eletricidade

Coincidência ou não, no mesmo dia em que a BYD divulga uma carta de desabafo, a Geely oficializou a chegada do EX5. Ou seja, outro veículo chinês que chega faminto por eletricidade.

Acontece que a Geely já experimentou o mercado brasileiro nos anos 2010 e agora retorna com outra proposta. A de comercializar apenas modelos elétricos.

Lá atrás, a chinesa com logotipo parecido com o da Cadillac tinha a proposta de atacar os também recém-chegados JAC e cia. Como armas trazia o GC2, subcompacto com motor 1.0, e o sedã EC7.

O primeiro, ficou famoso por se assemelhar com o desenho de um urso panda. Já o segundo, por tentar imitar o Toyota Corolla.

Porém, apesar da expectativa inicial, a Geely teve baixo desempenho nas vendas e dificuldades com a aceitação. Com isso, encerrou suas atividades em 2016, apenas dois anos após sua estreia.

Geely GC2 na época em que os subcompactos era a bola da vez

Urbanos, bonitos e simpáticos

Os city cars ou subcompactos como são chamados ganharam fama na Europa. Começaram na Itália com a Fiat e França com Peugeot, Citroën e Renault. A própria GM destinava a difícil tarefa de produzir carros menores a Opel, divisão europeia da marca estadunidense.

Hoje, algumas lendas antigas foram relançadas, como o Fiat 500 e Mini Cooper, ambos movidos a eletricidade. A Renault também lançou o modelo 5 e a Citroën o AMI.

Smart foi vivo no tempo quase certo

Se você pensar no Geely EX5, outro chinês que chega com sede de eletricidade, é possível nem lembrar do compacto Smart. Afinal, na época que o modelo chegava com todas a proposta de sustentabilidade, o mercado ainda não estava adepto.

Lançada em 2009, com foco no modelo Smart Fortwo, o compacto chamou atenção pelo tamanho reduzido, estilo moderno e proposta voltada à mobilidade urbana.

Como tinha motores a combustão (1.0 de 3 cilindros) e preços altos, o modelo se limitou ao descolados. Portanto, em 2015, a Mercedes-Benz decidiu encerrar a operação da marca Smart no Brasil, devido à baixa demanda, valorização do dólar e custo de manutenção elevado.

Na Europa e na Ásia, a Smart foi relançada com foco 100% elétrico, após uma joint venture entre a Mercedes-Benz e a chinesa Geely, firmada em 2019.

A nova fase da marca aposta em modelos maiores e elétricos, como o Smart #1 e Smart #3, SUVs compactos urbanos produzidos na China com design da Mercedes e plataforma da Geely.

Geely é outro chinês que chega com sede de eletricidade

Geely é outro chinês que chega com sede de eletricidade

Logo, o Geely é um SUV que já traz na bagagem o DNA do piso brasileiro e a tecnologia de ponta dos automóveis. “Agora, o consumidor brasileiro pode ter na sua garagem toda a tecnologia da Geely Auto com o EX5, um modelo desenvolvido para mercados globais, fruto de toda a expertise de um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo”, diz Michael Gao, General Manager da Geely Auto América do Sul.

Modelo da Geely tem 413 km de autonomia

O SUV tem um motor elétrico, que pesa apenas 79,8 kg, de 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm). A eficiência energética chega a 90%. A aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

A bateria é de Lítio Fosfato Ferro (LFP) e tem 60.22 kWh de capacidade. Segundo o programa de certificação do Inmetro, a autonomia do EX5 pode chegar até 413 km. São quatro níveis de regeneração de energia, cuja eficiência regenerativa chega a 94,18%.

Ciclo de recarga chega a 1 milhão de vezes

Além de oferecer grande autonomia, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. Em um posto de carregamento com corrente contínua (DC) e 100 kW, o tempo de recarga de 30 a 80% é de apenas 20 minutos.

Em um carregador de corrente alternada (AC) tipo Wallbox de 11 kW, o carregamento de 10 a 100% em apenas 6 horas. E não há necessidade de se preocupar com ciclos de recarga repetidos, uma vez que a vida útil do conjunto de baterias pode chegar a 1 milhão de km, 25% superior à média da indústria.

Geely é gerador nas horas vagas

O Geely pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, para citar três exemplos, quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW.

Por fim, o Geely EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Quanto ao volume para a bagagem, o porta-malas oferece 461 litros ou 1.877 l com o rebatimento dos bancos.

Valores sugeridos

GEELY EX5 PRO – preço: R$ 205.800

GEELY EX5 MAX – preço: R$ 225.800

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